SóProvas


ID
2381677
Banca
IBFC
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Considerando as lesões produzidas por um instrumento cortante, assinale a alternativa que apresenta corretamente qual(is) dos itens abaixo é(são) característica(s) dessa lesão.

I. Hemorragia quase sempre abundante.

II. Afastamento das bordas da ferida.

III. Predominância do comprimento sobre a profundidade.

IV. Irregularidades do fundo da lesão.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A

    Instrumentos cortantes 

    Transferem sua energia cinética por deslizamento e leve pressão através de um gume afiado, causando ferida incisa. São exemplos de instrumentos cortantes a navalha e o caco de vidro.

    Nas lesões incisas, as bordas são regulares, há predomínio da extensão sobre a profundidade e o sangramento é abundante porque os vasos são cortados. Essas feridas são mais profundas no terço inicial, superficializando-se a seguir, para terminar em uma escoriação linear ao longo da epiderme, chamada de cauda de escoriação.

    (Bittar, Neusa. Medicina Legal e noções de criminalística / Neusa Bittar - 6. ed. - Salvador: Ed. Juspodivm, 2017)

    bons estudos

  • O FUNDO DA LESÃO É REGULAR, ENTRETANTO SUA PARTE CENTRAL TENDE A SER MAIS PROFUNDA EM DETRIMENTO DAS SUAS EXTREMIDADES

  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em traumatologia forense, mais especificamente, em relação às lesões produzidas por instrumentos cortantes. Importante ressaltar que é clássica em questões de traumatologia a cobrança das características das lesões pelos diferentes tipos de instrumentos. Essencial saber fazer essa diferenciação.

    I. CERTO. Quase sempre nessas lesões a hemorragia é abundante, devido à fácil secção dos vasos que, não sofrendo hemostasia traumática, deixam seus orifícios naturalmente permeáveis. Outra explicação para isso é a maior retração dos tecidos superficiais, o que deixa o sangramento se processar livremente.

    II. CERTO. O afastamento das bordas da ferida tem explicação na elasticidade e tonicidade dos tecidos, e é mais acentuado onde os tecidos cutâneos são mais solicitados pela ação muscular (ex.: no pescoço).

    III. CERTO. Nessas feridas o comprimento predomina sobre a profundidade, devido, dentre outros fatores, à ação deslizante do instrumento, à extensão usual do gume e ao movimento em arco exercido pelo braço do agente.

    IV. ERRADO. Ao contrário do que afirma o item IV, observa-se regularidade do fundo da lesão, pois estamos falando de instrumentos com gumes afiados, que não produzem irregularidade nas bordas nem no fundo da lesão.

    Gabarito do professor: Alternativa A.

  • Características das feridas incisas encontradas pelo examinador

    Predominância do cumprimento sobre a profundidade; nitidez na lisura das bordas, sem irregularidades nem sinais de contusão; afastamento das bordas devido à elasticidade e tonicidade dos tecidos, neste caso, há a coaptação perfeita, ou seja, quando aproximamos as bordas elas se fecham perfeitamente; presença de “cauda” (de escoriação, fim do corte, é a parte menos profunda), o instrumento cortante não penetra por igual em toda a extensão da ferida, nas extremidades esta é menos profunda que no centro, tanto menos profunda quanto mais próxima de seu início ou término.

  • Vamos analisar cada item.

              Item I: correto, dependendo do local onde a lesão é provocada haverá a presença de hemorragia.

              Item II: correto, pois o deslizamento e a pressão exercida durante a produção da lesão provocará o afastamento das bordas da ferida.

              Item III: também correto. A profundidade maior do que o comprimento já seria característica de uma lesão perfuroincisa.

              Item IV: incorreto! Geralmente as lesões incisas apresentam profundidade regular.

    Gabarito: A

  • Fundo da lesão irregular se faz presente nas feridas contusas.

  • ◘ Características das feridas incisas:

    Predominância do comprimento sobre a profundidade. *

    Bordas e vertentes regulares, lisas e afastadas. *

    - Uma das bordas apresentar bisel: ação inclinada do gume.

    - A ausência de bisel: ação perpendicular do instrumento.

    Formato fusiforme , linear e uniforme;

    • Sangramento (hemorragia) abundante; *

    Sem sinais (vestígios) de contusão ou traumatismos ao redor da ferida.

    • Cauda de escoriação (ou "cauda de rato", Sinal de Romanese) pode estar presente (ou não) na extremidade de término da ação do instrumento, quando esse está se afastando do corpo da vítima.