SóProvas


ID
2381686
Banca
IBFC
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Uma faca do tipo “peixeira” possui um só gume e produz lesões perfurocortantes. A respeito das lesões produzidas por esse instrumento, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Ferimento em forma de botoeira com fenda regular.

II. A largura do ferimento é menor que a espessura da lâmina.

III. Um ângulo do ferimento é agudo e outro é arredondado.

IV. O comprimento da lesão é maior que a largura da folha, se o trajeto de saída da arma foi perpendicular ao plano do corpo.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • O enunciado está errado, porquanto NÃO existe lesão perfurocortante. 

    O correto seria instrumento perfurocortante...

    OU, lesão perfuroincisa...

    Ademais, NÃO concordo com o gabarito da banca porquanto de acordo com o livro sinopse para concurso da juspodvm de medicina legal do Wilson Luiz Palermo Ferreira, 4° edição, pg. 101 as feridas em "botoeira" seriam provocadas por instrumento perfurante de pequeno calibre.

    Na pág. 103, que fala sobre os instrumentos perfurocortante de um gume nada fala sobre "botoeira".

    Logo, a quetão deveria ser ANULADA.

     

  • Fábio, com o devido respeito você citou uma obra sobre  o assunto, há divergências sobre o tema, há autores que falam em feridas perfurocortantes, feridas cortantes, feridas contudentes... 

     

    As feridas em botoeira são causadas por instrumentos perfurocortantes de um gume, como por exemplo uma faca. Todavia, os intrumentos perfurantes de médio calibre também podem causar ferida em botoeira, nesses casos devemos observar as leis de Filhós e Langer para diferenciar qual foi o instrumento utilizado.

     

    Seu comentário está equivocado sobre as lesões causadas por instrumento perfurante de pequeno calibre, eles produzem lesões puctórias, pense em quando você toma injeção ou faz exame de sangue, fica apenas um pontinho no local onde a agulha perfurou a pele.

     

    Em caso de erros por favor me avisem.

  • Alguém poderia explicar o item IV?

    Grato!

  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em traumatologia forense, mais especificamente, a respeito das lesões causadas por um instrumento perfurocortante (faca tipo 'peixeira'). Esses instrumentos atuam por um mecanismo misto, penetrando e perfurando com a ponta e cortando com a borda afiada. Agem, portanto, por pressão e secção. Importante ressaltar que a própria questão ressalta que se trata de um instrumento de um só gume, o que irá influenciar nas características da lesão.

    I. CERTO. As soluções de continuidade produzidas por instrumentos perfurocortantes de um só gume resultam em ferimentos em forma de botoeira com uma fenda regular, e quase sempre linear, com um ângulo agudo (lado do gume) e outro arredondado.

    II. ERRADO. A largura do ferimento é notadamente maior que a espessura da lâmina, e não menor.

    III. CERTO. Como descrevemos acima, o lado agudo corresponde ao lado do gume (cortante), e o lado arredondado ao outro lado do instrumento (não cortante).

    IV. ERRADO. O comprimento é menor que a largura da lâmina, se o trajeto da arma foi perpendicular ao plano do corpo, saindo da mesma direção. Por outro lado, o comprimento é maior que a largura quando, saindo do corpo, agiu obliquamente.


    Gabarito do professor: Alternativa D.

  • Eu explico o item IV, Sr. Jonathan L!

    A "folha", citada no item, refere-se ao formato de botoeira impresso pela ação da arma com um gume.

    Ao remover a arma de forma perpendicular ao corpo, a ferida não aumentará, pois não haverá maior contato do gume com a pele, mantendo assim o comprimento da lesão.

    Haveria aumento da folha caso o sentido de retirada do instrumento fosse oblíquo em relação à pele.

    Espero que tenha entendido. Abraço!

    (eis a importância de sempre revisar e repetir questões kkk)

  • IV. O comprimento da lesão é maior que a largura da folha, se o trajeto de saída da arma foi perpendicular ao plano do corpo.

    não sei se existe essa condição,

  • I. Casa de botão

    II. A profundidade do ferimento é maior.

    III. Perfeito

    IV. A profundidade é maior.

    " POLÍCIA E NADA MAIS! "

  • Quais itens apresentam características de uma lesão perfuroincisa?

              Item I: CORRETO!

              Item II: incorreto, pois a largura do ferimento será maior do que a espessura da lâmina.

              Item III: também CORRETO! Pela perfuração produzida, um ângulo será mais agudo do que o outro em instrumentos monogumes (dotados de um gume). Instrumentos de 2 gumes produzem lesões com ambas as angulações agudas.

              Item IV: incorreto, pois o comprimento será menor!

              I e III corretos!

    Gabarito: D

  • Com todo respeito aos colegas.........

    Pelo que li, as feridas em formato de casa de botão, ou feridas em botoeira, são formadas por instrumento de 2 gumes, pois possuem os dois lados da ferida agudos, parecendo uma casa de botão.

    Uma faca do tipo peixeira possui um lado só com gume, criando uma ferida com um lado agudo e outro arredondado...... Portanto, e minha visão, o item I se equivoca quanto ao afirmado. Esses foram os ensinamentos que retirei dos livros da Neusa Bittar e também do Willian Palermo. Também foi o que retirei do material do Estratégia.

    Espero ajudar alguém!!