GABARITO A
Pessoal, vamos lembrar que bordas EVERTIDAS são em dois casos: tiros encostados OU lesão de saída do projétil. Fora essas duas situações, teremos sempre as bordas INVERTIDAS, ou seja PARA DENTRO. Sendo assim, já eliminamos algumas alternativas. Como a questão nos fornece a informação sobre o tiro ter sido à CURTA distância, lembramos que nos tiros À CURTA DISTÂNCIA teremos marcas das ZONAS (esfumaçamento, tatuagem e chamuscamento) e das ORLAS (enxugo, escoriação e equimótica).
Nos tiros À DISTÂNCIA geralmente não temos marcas das zonas, teremos apenas as ORLAS.
E nos tiros ENCOSTADOS não teremos nenhum (nem zona nem orla) pois no grosso modo é como se tudo isso penetrasse a pele e ficasse la dentro, sem aparecer.
___________________________________________________________________________________________
Longa distância:
-bordas invertidas;
-orla de escoriação;
-orla de enxugo (zona de alimpadura);
-orla equimótica (zona de contusão).
Curta distância:
-bordas invertidas;
-orla de escoriação;
-orla de enxugo (zona de alimpadura);
-orla equimótica (zona de contusão).
-zona de chamuscamento;
-zona de tatuagem;
-zona de esfumaçamento.
Encostados:
-sem zonas e orlas;
-bordas evertidas;
-câmara (boca) de mina de Hofmann;
-sinal do funil de Bonnet;
-sinal de Benassi;
-sinal de Puppe-Wekgartner.
bons estudos
A questão avalia os conhecimentos do candidato em traumatologia forense, mais especificamente, em relação às características das lesões de entrada produzidas por projétil de arma de fogo. Atenção: a diferenciação dessas lesões em termos de distância do tiro é tema muito recorrente em prova!
A) CERTO. Todas as características mencionadas são compatíveis com lesões de entrada em tiros a curta distância. Lembrando que a essa distância estarão presentes tanto os efeitos primários, quanto os efeitos secundários do tiro.
B) ERRADO. A forma dos ferimentos de entrada em tiros a curta distância é geralmente arredondada ou elíptica, e não irregular. Demais características estão corretas.
C) ERRADO. Os ferimentos de entrada nos tiros a curta distância apresentam orla de escoriação e halo de enxugo, ao contrário do que afirma o examinador nesta alternativa. A orla de escoriação deve-se ao arrancamento da epiderme motivado pelo movimento rotatório do projetil antes de entrar no corpo. Já o halo de enxugo é explicado pela passagem do projetil através dos tecidos, atritando e contundindo, limpando nele suas impurezas.
D) ERRADO. Além da forma irregular que está errada (como explicado na alternativa B), as bordas nos ferimentos de entrada em tiros a curta distância são invertidas, ou seja, de fora para dentro, no mesmo sentido em que o projetil entra (e não evertidas).
E) ERRADO. O erro está em bordas evertidas, pois já vimos que as bordas são invertidas nesses casos.
Gabarito do professor: Alternativa A.