SóProvas


ID
2381701
Banca
IBFC
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Ferimentos cortocontundentes são causados por instrumentos que, mesmo apresentando gume, são influenciados pela ação contundente. Em relação a esses ferimentos, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:

I. A dentada não é considerada um tipo de lesão cortocontusa.

II. Quando o fio de corte for afiado, prevalecem os caracteres de contusão dos tecidos.

III. A ação de uma foice tipicamente causa uma lesão cortocontusa.

IV. As lesões cortoconstusas apresentam forma bem variável, dependendo da região atingida, da inclinação, do peso, do gume e da força que atua.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO E

    I - NÃO! A mordedura é SIM um tipo de lesão CORTO-CONTUSA !

    II - NÃO ! Se o fio é afiado, o que prevalecerá será o corte e não a contusão, certo?

    III - SIM ! A foice causa um tipo de lesão CORTO-CONTUSA, pois ela tem a lâmina afiada além da força usada !

    IV - SIM ! As lesões corto-contusas apresentam forma bem variável, dependendo da região atingida, da inclinação, do peso, do gume e da força que atua.

    ____________________________________________________________________________________________

    Características das lesões corto-contusas

    Os ferimentos podem apresentar bordas nítidas e regulares, se o instrumento tiver gume afiado, ou irregulares com equimoses nas adjacências e muitas nos planos mais profundos, se o seu corte não for afiado, predominando, neste caso, o peso do instrumento e a força que foi aplicada.

    Um dos tipos mais interessantes desses ferimentos é o provocado pela dentada feita pelo homem ou animal. Quando a dentada é leve, ficam apenas as marcas dos dentes alinhados na pele, mas as mordidas de animais geralmente provocam lesões mais graves e profundas acompanhadas de arrancamento de tecidos como nas orelhas, dedos, mãos etc.

    bons estudos

  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em traumatologia forense.
    I. ERRADO. A mordedura é considerada um tipo de lesão corto contusa, visto que os dentes atuam geralmente como instrumentos corto contundentes. Eles possuem gume (não tão afiado), e ao mesmo tempo agem contundindo.

    II. ERRADO. Quando o fio de corte for afiado, prevalecerão os caracteres de lesão cortante, e não de contusão. Quando o fio de corte não for vivo, prevalecem os caracteres de contusão.

    III. CERTO. A foice é um instrumento que possui gume, mas que também tem grande massa, o que acaba gerando também uma ação contundente no alvo.

    IV. CERTO. Um exemplo do que irá influenciar na forma da lesão corto contusa é o próprio gume do instrumento, fazendo predominar as características de lesão cortante ou de lesão contusa, dependendo do fio da lâmina.

    Gabarito do professor: Alternativa E.

  • Mais uma interessante questão para a gente julgar cada item quanto a sua veracidade.

              Item I: INCORRETO! A dentada é sim considerada uma lesão cortocontusa e costuma ser cobrada em provas!

              Item II: INCORRETO também! Com a presença do gume afiado (dependendo se for essa a ação do agente lesivo) os caracteres de lesão incisa podem prevalecer.

              Item III: CORRETO! Tipicamente, um golpe de foice produzirá uma lesão cortocontusa.

              Item IV: CORRETO! As características da lesão cortocontusa são variáveis, dependendo de diversos fatores como os apresentado na descrição do item.

              III e IV corretos!   

    Gabarito: E