A questão avalia os conhecimentos do candidato em antropologia forense e seus métodos de identificação.
Importante ressaltar que a identificação humana pode ser relativa principalmente a: espécie, raça, sexo, sexo, idade e estatura.
I. CERTO. A análise da projeção da glabela e dos arcos superciliares fornece informações importantes na diferenciação do sexo do indivíduo. O crânio no sexo masculino tem glabela mais pronunciada e arcos superciliares mais salientes, ao passo que na mulher, a glabela é menos pronunciada e os arcos superciliares menos salientes.
II. CERTO. O desenvolvimento do processo mastoídeo fornece informações importantes na diferenciação do sexo do indivíduo. O crânio no sexo masculino apresenta processos mastóideos mais salientes, ao passo que no sexo feminino, são menos salientes.
III. CERTO. O nível de curvatura do ângulo nasofrontal fornece informações importantes na determinação do sexo do indivíduo. O crânio no sexo masculino apresenta a fronte inclinada para trás, e na mulher, a fronte é mais vertical.
IV. CERTO. Mensuração de regiões do viscerocrânio fornece informações tanto para identificação do sexo, quanto da raça.
V. CERTO. Mensuração de regiões do viscerocrânio fornece informações tanto para identificação do sexo, quanto da raça.
Gabarito do professor: Alternativa B (as 5 características podem ser usadas na identificação humana).
Depois da pelve, o crânio é a segunda estrutura mais importante na determinação do sexo. Portanto, as cinco estruturas citadas fazem parte do crânio e contribuem na estimativa do sexo da seguinte forma:
I. Projeção da glabela e dos arcos superciliares: se glabela mais pronunciada e arcos mais salientes trata-se de homem, se menos pronunciada e menos salientes trata-se de mulher.
II. Desenvolvimento do processo mastoide: se mais proeminente trata-se de homem, se menos proeminente trata-se de mulher.
III. Nível de curvatura do ângulo nasofrontal: se angulosa trata-se de homem, se curva trata-se de mulher.
IV. Mensuração de regiões do viscerocrânio: se ângulos mais fechados trata-se de homem, se ângulos mais abertos trata-se de mulher.
V. Mensuração de regiões do neurocrânio: se capacidade de 1400 cm³ ou mais trata-se de homem, se capacidade inferior a 1400 cm³ trata-se de mulher.
Portanto, as 5 características podem ser utilizadas para identificar o sexo, o que torna a B correta.
ALTERNATIVA B