Letra C
INVENTÁRIOS GERAIS - Efetuados ao final do exercício, eles abrangem todos os itens de estoque de uma só vez. São operações de duração relativamente prolongada, que, por incluir quantidade elevada de itens, impossibilitam as reconciliações, análise das causas de divergências e consequentemente ajustes na profundidade.
INVENTÁRIOS ROTATIVOS - Serviço permanente de confirmação e controle de existências físicas. Tal sistema é interessante em almoxarifados de grande valor, com rotação muito grande. Também é empregado quando se quer controlar com mais cuidado a execução de uma programação da produção. Visa distribuir as contagens ao longo do ano, com maior freqüência, porém concentrada cada mês em menor quantidade de itens. Este método reduz a duração da operação e possibilita melhores condições de análise das causas de ajustes, visando melhor controle. Abrange, por meio de contagens programadas, todos os itens de várias categorias de estoque e matéria-prima, embalagens, suprimentos, produtos em processo e produtos acabados.
https://www.passeidireto.com/arquivo/11208996/operacoes-e-controle-de-estoques
Inventário Rotativo ou Inventário Físico é um processo de recontagem física e contínua de todo o estoque. Este processo exige que o estoque seja contado em uma frequência pré-determinada (diária, semanal, mensal), sendo assim organizada em períodos cíclicos que acontecerão de acordo com a demanda de cada negócio.19 de dez de 2016
Inventário rotativo: o que é e para que serve
universidadeestoque.com.br › blog › index.php › inventario-rotativo
Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre os tipos de inventários. Dentre as afirmativas, vejamos qual está correta.
De acordo com a lição de Dias (2018), os inventários podem ser:
- Gerais: são aqueles efetuados no fim do exercício fiscal, abrangendo todos os itens de estoque de uma vez. Neste inventário são comuns as operações de duração prolongada, que, por incluir uma quantidade elevada de itens, impossibilitam as reconciliações, análise das causas de divergências e, consequentemente, ajustes na profundidade (DIAS, 2018).
- Rotativos: visam distribuir as contagens ao longo do ano, com maior frequência, mas em uma quantidade menor de itens a cada mês, reduzindo a duração da operação e dando melhores condições de análise das causas e ajustes, visando ao melhor controle. Através de contagens programadas, abrangerão todos os itens de várias categorias de estoque e matéria-prima, embalagens, suprimentos, produtos em processo e produtos acabados (DIAS, 2018).
Sendo assim, podemos julgar as alternativas da seguinte forma:
A - incorreta. Inventários rotativos referem-se a contagens realizadas ao longo do ano, com maior frequência, porém concentradas cada mês em menor quantidade de itens.
B - incorreta. Inventários gerais são operações de duração relativamente prolongada, por incluírem quantidades elevadas de itens.
C - correta. Inventário rotativo possibilita melhores condições de análise das causas de ajuste visando ao melhor controle.
D - incorreta. Inventários rotativos facilitam as reconciliações e análises das causas de divergências.
E - incorreta. Inventários rotativos abrangem todos os itens, de várias categorias de estoque e matéria-prima etc.
Concluímos que a alternativa "C" é a correta.
GABARITO: C
Fonte:
DIAS, Marco Aurélio P. Administração de Recursos Materiais: princípios, conceitos e gestão. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2018.