SóProvas


ID
238255
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Julgue os seguintes itens, a respeito da relação entre arquitetura de
computadores e sistemas operacionais.

Os dispositivos de entrada e saída (E/S) são, normalmente, mais lentos do que o processador. Para que o processador não fique esperando pelos dispositivos de E/S, os sistemas operacionais fazem uso de interrupções, que são sinais enviados do dispositivo de E/S ao processador.

Alternativas
Comentários
  • E/S Sao muito mais lentos que os processadores e existem as interrupções para chamadas do processador, conhecidas como canais IRQ, por meio das quais os dispositivos "pedem" para o processador para atender as suas requisições.
  • http://pt.wikipedia.org/wiki/Pedido_de_interrupção
  • Acertei por ir na onda da questão. Mas acredito que, a rigor, estaria errada. Quem interrompe é o processador. O dispositivo envia sim um sinal de requisição de interrupção, mas não são as interrupções. As interrupções são os atos do sistema operacional em conjunto com o processador.

  • Prezados,

    O comando da questão faz algumas afirmativas, vamos analisar elas separadamente.

    1) Os dispositivos de entrada e saída são, normalmente, mais lentos do que o processador. Isso é verdade , vemos por exemplo um HD convencional , o acesso aos dados nele é muito mais lento do que o processador.

    2) Para que o processador não fique esperando pelos dispositivos, os sistemas operacionais fazem uso de interrupções, que são sinais enviados do dispositivo de E/S ao processador. Isso também é verdade. O pedido de interrupção ( IRQ ) avisa ao processador quando o evento ocorreu, permitindo dessa forma uma acomodação eficiente para dispositivos mais lentos, as interrupções foram concebidas para evitar o desperdício de tempo computacional, ao invés de ficarem parados esperando o evento acontecer, os processadores tornam-se capazes de realizar outras tarefas enquanto os eventos estão pendentes.

    Portanto a questão está correta.

  • Gabarito Certo

    Em um computador, um pedido de interrupção, do inglês interrupt request (IRQ), é um sinal de hardware enviado ao processador que temporariamente para um programa em execução e permite que um programa especial, um manipulador de interrupções, seja executado. Interrupções de hardware são usadas para manipular eventos como recebimento de dados de um modem ou placa de rede, pressionamentos de tecla ou movimentos de mouse.

    Linhas de interrupção são normalmente identificadas por um índice com o formato de IRQ seguido por um número. Por exemplo, na família de PICs Intel 8259 há oito entradas de interrupção normalmente referenciadas como IRQ0 à IRQ7. Em sistemas de computadores baseados no x86 que usam dois desses PICs, o conjunto de linhas combinadas são referidas como IRQ0 à IRQ15.

    Novos sistemas x86 integram um Controlador de Interrupções Programável Avançado (Advanced Programmable Interrupt Controller - APIC) que obedece à Arquitetura Intel APIC. Estes APICs suportam uma interface programável para até 255 linhas de IRQ de hardware físico por APIC, com um sistema típico de implementação de suporte para cerca de 24 linhas de hardware no total.

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Nos micros PC, existe um recurso chamado de pedido de interrupção. A função dos pedidos de interrupção é permitir que os vários dispositivos do micro façam solicitações ao processador. Existem 16 canais de interrupção, chamados de IRQ (“Interrupt Request”, ou “pedido de interrupção”), que são como cordas que um dispositivo pode puxar para dizer que tem algo para o processador. Quando solicitado, o processador para tudo o que estiver fazendo para dar atenção ao periférico que está chamando, continuando seu trabalho após atendê-lo.

    Fonte: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/pedagogia/pedido-de-interrupcao-irq/46219

  • Técnicas para acesso aos dispositivos de E/S

    E/S Programada: CPU lê constantemente o status do controlador e verifica se a operação acabou Busy waiting CPU espera até o fim da operação

    E/S Dirigida por Interrupção: CPU é interrompida pelo módulo de E/S e ocorre transferência de dados A CPU pode executar outras operações

    E/S por DMA Acesso Direto à Memória): quando necessário, o controlador de E/S solicita ao controlador de DMA a transferência de dados de/para a memória Nesta fase de transferência, não há envolvimento da CPU Ao fim da transferência, a CPU é interrompida e informada da conclusão da transação