SóProvas


ID
238258
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Julgue os seguintes itens, a respeito da relação entre arquitetura de
computadores e sistemas operacionais.

Sempre que se procede à instalação do sistema operacional Linux, é necessário definir uma partição no disco rígido destinada à memória virtual, a fim de evitar o comprometimento do correto funcionamento do sistema.

Alternativas
Comentários
  • A memória swap pode ser definida em um arquivo, não necessáriamente em uma partição.

  • não é necessário, mas sim recomendado!

  • Está errada porque não é necessário ou porque pode ser instalada em um arquivo?
  • A questão está errada pelos dois motivos.
    1) A instalação do Linux não precisa definir um espaço para a memória virtual (swap). O swap não é necessário, mas pode afetar algumas coisas, como a performance ou o fato de não se poder realizar a hibernação.
    2) O swap não precisa ser uma partição no HD. É possível defini-lo tanto como uma partição separada no HD quanto como um arquivo de swap. Para isso, pode-se utilizar os comandos swapon/swapoff: "enable/disable devices and files for paging and swapping"
  • Somente para complementar:

    em caso de servidores, que normalmente ficam meses ou até anos ligados, o Swap não é obrigatório, mas é importantíssimo. Pois a falta e swap pode ocasionar o travamento do mesmo.

    No caso de desktops/notebooks, a menos que tenha muito pouca memória, não é tão importante, pois geralmente os desktops não necessitam da memória toda que dispõe, e se eventualmente acontecer de travar, é só reiniciar e tá tudo certo. :)

    Além disso, caso posteriormente se note a necessidade de swap, é possível acrescentar um arquivo de SWAP, como foi dito em outro comentário.

  • Prezados,

    Apesar de necessário, a definição do swap não é obrigatória.

    Portanto a questão está errada.


  • Errado.

    "Outra polêmica é com relação à real necessidade de usar uma partição ou arquivo de swap em micros com 512 MB de RAM, que são suficientes para a maioria das tarefas. Lembre-se de que, embora todos os manuais digam para criar uma partição swap durante a instalação do sistema, ela não é obrigatória."


    http://www.hardware.com.br/livros/ferramentas-linux/administrando-memoria-swap.html

     

  • SWAP SIGNIFICA TROCA

    APESAR DE NECESSÁRIO, NÃO É OBRIGATÓRIO

    No Linux, o swap é a memória virtual (também é conhecido como área de troca). A memória virtual funciona como uma extensão da memória RAM, que fica armazenada no disco. O porquê da memória swap precisar existir é simples: o sistema operacional precisa de memória para funcionar, e se a memória acabar, o sistema falha.