SóProvas


ID
238315
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Em relação aos sistemas operacionais, julgue os itens subsequentes.

No contexto de sistemas operacionais, semáforos são tipos de variáveis que podem ser verificadas e alteradas em instruções atômicas, ou seja, sem possibilidades de interrupções. Esse tipo de variável é empregado em tarefas como o compartilhamento de recursos entre processos.

Alternativas
Comentários
  • Em ciência da computação, semáforo é uma variável especial protegida (ou tipo abstrato de dados) que tem como função o controle de acesso a recursos compartilhados (por exemplo, um espaço de armazenamento) num ambiente multitarefa.
    As operações de incrementar e decrementar que, ocorrem num semáforo, devem ser operações atômicas, ou indivisíveis, ou seja, enquanto um processo estiver executando uma dessas duas operações, nenhum outro processo pode executar outra operação sob o mesmo semáforo, devendo esperar que o primeiro processo encerre a sua operação sob o semáforo. Essa obrigação evita condições de disputa entre vários processos.
  • Muito bom comentário, acporto. 

    Para solidificar a ideia:

    - "Uma propriedade essencial de instruções de semáforo é que, tão logo um processo tenha iniciado uma instrução em um semáforo, nenhum outro processo pode acessá-lo até que o primeiro tenha concluído sua instrução ou tenha sido suspenso quando tentava executar uma instrução down em um 0." Fonte: Organização estruturada de computadores 6ed - pg. 377 - A. Tanenbaum;

    - "A operação down sobre um semáforo verifica se seu valor é maior que 0. Se for, decrementará o valor e prosseguirá. Se o valor for 0, o processo será posto para dormir, sem terminar o down, pelo menos por enquanto. Verificar o valor, alterá-lo e possivelmente ir dormir são tarefas executadas todas como uma única ação atômica e indivisível. Garante-se que, uma vez iniciada uma operação de semáforo, nenhum outro processo pode ter acesso ao semáforo até que a operação tenha terminado ou sido bloqueada." Fonte: Sistemas Operacionais Modernos 3ed - pg. 77 - A. Tanenbaum

  • Gabarito Certo

    O semáforo é uma variavél que guarda o número de wakeup's feitos. Caso ele seja zero nenhum wakeup foi deito e se ele é um número positivo, temos esse número de wakeup's feitos.

    Todo semáforo tem de ser atômico. Isso garante que quando começa uma operação em um semáforo nenhum outro processo acessa esse semáforo até que a operação seja completada.

    Se estamos tratando de múltiplas CPU's, cada semáforo deve estar protegido por uma variável lock.     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Prezados,

    Semáforo foi um conceito introduzido pelo holandês Dijkstra em 195 que são mecanismos de sincronização, sendo uma variável especial protegida que tem como função o controle de acesso a recursos compartilhados num ambiente multitarefa.

    Portanto a questão está correta.