-
O gabarito é a letra E.
Ataque Distribuído de Negação de Serviço (Distributed Denial of Service - DDOS): o ataque consiste em fazer com que os Zombies (máquinas infectadas e sob comando do Mestre) se preparem para acessar a um determinado recurso num determinado servidor numa mesma hora de uma mesma data. Passada essa fase, na determinada hora, todos os zombies (ligados e conectados à rede) acessam ao mesmo recurso do mesmo servidor. Como servidores web possuem um número limitado de utilizadores que pode atender simultaneamente (slots), o grande e repentino número de requisições de acesso esgota esse número, fazendo com que o servidor não seja capaz de atender a mais nenhum pedido.
-
• Os ataques DoS (ataque de negação de serviço) envolve apenas 1 único atacante, sendo um único computador a fazer vários pedidos de pacotes para o alvo. Nesse tipo de ataque, o hacker pode apenas derrubar servidores fracos e computadores comuns com pouca banda e com baixas especificações técnicas.
• é uma tentativa de fazer com que aconteça uma sobrecarga em um servidor ou computador comum para que recursos do sistema fiquem indisponíveis para seus utilizadores. Para isso, o atacante utiliza técnicas enviando diversos pedidos de pacotes para o alvo com a finalidade de que ele fique tão sobrecarregado que não consiga mais responder a nenhum pedido de pacote.
► Já no DDoS (ataque distribuído de negação de serviço) - um computador mestre pode gerenciar até milhões de computadores, chamados de zumbis.
► Por meio do DDoS, o computador mestre escraviza várias máquinas e as fazem acessar um determinado recurso em um determinado servidor todos no mesmo momento. Assim, todos os zumbis acessam juntamente e de maneira ininterrupta o mesmo recurso de um servidor. Esse grande número de tráfego impossibilita que o servidor seja capaz de atender a qualquer pedido. O servidor pode reiniciar ou mesmo ficar travado dependendo do recurso que foi vitimado.
https://canaltech.com.br/produtos/O-que-e-DoS-e-DDoS/
-
• Ping da Morte - O mecanismo de funcionamento do ping da morte é o envio de pacotes (no protocolo ICMP, claro) com tamanhos maiores que 64 KB, pois alguns servidores ainda não sabem lidar com dados de tamanhos maiores.
• Um sistema muito susceptível a ping da morte é, pasmem, o Windows 95! Esse sistema
operacional simplesmente travava sempre que se mandava para ele um comando ping com
tamanho maior que 64.400 by tes.
• Hoje em dia, usar o ping da morte não adianta muito porque a maioria dos servidores (e
sistemas operacionais de micros domésticos) atuais já foi atualizado para não ser mais vulnerável
a esse tipo de ataque!
• Protoc. ICMP - é um protocolo integrante do Protocolo IP, é utilizado para fornecer relatórios de erros à fonte original. Ou seja o TCP/IP apenas faz o envio e o ICMP notifica sobre algum possível erro no pacote.
Logo, comparando as categorais (baseadas na sobrecerga do servidor) a resposta da assertiva é a letra E
Fiquem bem amiguinhos!
-
Negação de serviço
-
Ping of Death é um tipo de ataque de negação de serviço (DoS) no qual um invasor tenta travar, desestabilizar ou congelar o computador ou serviço de destino enviando pacotes mal formados ou grandes usando um comando ping (pacotes ICMP).
Na maioria dos casos, manda-se um volume muito grande de pacotes ping com tamanho de 65500 bytes, gerando uma sobrecarga excessiva nos servidores causando instabilidade e até parada de funcionamento.
Para evitar ataques deste tipo, deve-se criar filtros para bloquear o tráfego ICMP, que não atua na camada de transporte.
-
Gabarito: E.
Objetivamente, o Ping Of Death, que é um DDoS, consiste no envio de pacotes TCP/IP de tamanhos inválidos para servidores. Com isso, o servidor é sobrecarregado, causando lentidão, travamento e impedindo o funcionado adequado.
Bons estudos!
-
Eu ñ fazia a mínima ideia do que era hahahahha.
-
Um dos princípios da segurança da informação é a disponibilidade (garantia de acesso a informação).
Se eu solicito o serviço e o serviço não está disponível, o serviço foi negado.
Existem dois tipos de ataque de negação de serviço: DOS/ DDOS
DDOS (ataque de negação de serviço distribuído (várias máquinas) - Uma forma de ataque de negação de serviço, sobrecarregando de forma direta a camada de transporte e de forma indireta a camada de aplicação.
Também pode ser chamada de Flooding (inundação). Esses ataques têm como objetivo causar indisponibilidade no serviço fornecido pelo alvo.
- DoS (Denial of Service) o atacante utiliza apenas um computador para tirar de operação um serviço da internet.
- DDoS (Distributed Denial of Service) utiliza um conjunto de computadores.
Resumindo: O principal objetivo do DDOS é tornar o recurso (rede ou serviço) indisponível.
Outras questões do CESPE a respeito do assunto:
(CESPE - Q1658476) O DDoS (distributed denial of service) é um tipo de ataque coordenado, no qual diversos hosts são atacados e coordenados pelo hacker, para a realização de ataques simultâneos aos alvos.
CERTO!
(CESPE - 2020 - ME) Um ataque DDoS que utiliza protocolo DNS caracteriza-se por usar servidores de nomes para transformar consultas pequenas em cargas úteis muito maiores na resposta redirecionada à vítima.
CERTO
(CESPE - 2013 - INPI) DDOS (distributed denial of service) é um tipo de ataque que tem a finalidade de inviabilizar o funcionamento de um computador. Para isso, a partir de vários computadores, é enviada grande quantidade de requisições a determinado serviço, a fim de consumir os recursos do computador alvo do ataque.
CERTO
(CESPE - 2018 - ABIN) No caso de um ataque de DoS (Denial of Service) a uma rede de computadores, seria mais indicado como resposta reconfigurar o roteador para minimizar efeitos de flooding que duplicar a configuração dos ativos envolvidos para investigação forense.
CERTO
Fonte: meus resumos + CESPE + prof. Targino.
Bons estudos! Espero ter ajudado.
-
e) DoS/DDoS.
“Ping da morte” (ping of death) - É um ataque que objetiva a indisponibilidade de servidores por meio do envio maciço de pacotes de ping malformados. Um ataque dessa categoria é classificado como: Dos/DDoS.
- Dos: Ataque que amplia o número de acessos a um servidor, gerando indisponibilidade de recursos aos usuários. Ampliar o número de acessos é aumentar a carga no alvo, tentando fazer com que ele não consiga suportar o processamento, muitas vezes através de flooding.
- DDoS: Ataque no qual vários computadores realizam requisições ou enviam pacotes malformados para um sistema pela rede. Esses servidores ao receber pacotes malformados, travam, causando negação de serviço.