SóProvas


ID
2383216
Banca
IBFC
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Uma característica encontrada em alguns malwares é a capacidade autorreplicante, seja esta utilizada para infectar outros softwares (arquivos) do sistema, seja para exaurir os recursos do sistema. Assinale a alternativa que apresenta a categoria específica de malware que apresenta autorreplicação com objetivo de esgotar os recursos de um sistema.

Alternativas
Comentários
  • O gabarito é a letra E.

     

    Worm é um programa autoreplicante, ou seja, que se replica sozinho, sem precisar de hospedeiro para se propagar. É diferente do vírus, que só se propaga se for executado. 

  •  

    So quem se auto replica para esgotar recursos são os worms e bots

  • LETRA E

     

    Worm (verme)→ É um programa capaz de se propagar automaticamente através de várias estruturas de redes (como e-mail,web, bate-papo, compartilhamento de arquivos em redes locais etc.), enviando cópias de si mesmo de computador para computador. . Diferentemente dos vírus, os worms NÃO inserem cópias de si mesmos em outros programas ou arquivos! Os Worms são seus próprios arquivos, ou seja, não precisam de hospedeiros porque possuem corpo próprio. O objetivo principal dos Worms não é prejudicar ou danificar computadores e/ou arquivos em um sistema, mas, simplesmente, propagar-se. Ou seja, os worms são criados para “passear” pelas redes. Essa propagação gera uma sobrecarga excessiva no tráfego da rede, tornando-a mais lenta. Afinal, copiar-se indiscriminadamente pelas redes de micro em micro vai gerar um tráfego excessivamente grande. Os Worms podem ser os vetores perfeitos de vírus e outras ameaças (ou seja, podemos “incluir vírus” em um Worm para que este “carregue” aqueles nas costas em suas viagens). Um Worm não necessita ser explicitamente executado pelo usuário-alvo para se propagar. Ele só é executado uma vez (lá no computador que originou a viagem) e ele continuará sozinho, porque sua propagação se dá através da exploração de vulnerabilidades existentes nas redes ou falhas na configuração de softwares instalados nos computadores dessas redes.

    Informática para Concursos - João Antônio

  • O Worm tem como finalidade se replicar , porém , não infecta outros arquivos, apenas cria cópias de si em vários locais , o que pode encher o HD do usuário . outra forma utilizada de se replicar é atravez da exploração de falhas do programs, principalmente os clientes de e-mail, enviando por correio eletrônico cópias de si para os contatos do usuário armazenados no cliente de e-mail. 

     

    OBS> Ele não depende de ação do usuário  para executar , ele executa automaticamente! 

     

    Força , sertão brasil !

  • Tanto o vírus quanto o worm podem ser autorreplicante. A diferença é que o vírus depende de uma execução prévia, e isso a questão não diz nada a respeito. Mas diz: "infectar outros software (arquivos)" e isso é uma característica dos vírus!

    Minha opnião: A

     

    Definição de acordo com: https://cartilha.cert.br/malware

    Vírus: é um programa ou parte de um programa de computador, normalmente malicioso, que se propaga inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos. Para que possa se tornar ativo e dar continuidade ao processo de infecção, o vírus depende da execução do programa ou arquivo hospedeiro, ou seja, para que o seu computador seja infectado é preciso que um programa já infectado seja executado.

    Worm: é um programa capaz de se propagar automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador. Diferente do vírus, o worm não se propaga por meio da inclusão de cópias de si mesmo em outros programas ou arquivos, mas sim pela execução direta de suas cópias ou pela exploração automática de vulnerabilidades existentes em programas instalados em computadores.

     

    A questão Q780610 se trata do mesmo assunto.

  • Os chamados hijackers (”sequestradores”) são spywares invasores que realizam mudanças no browser do usuário sem a sua autorização. Você percebe que está infectado ao abrir seu navegador e se deparar com uma página inicial diferente daquela que havia definido, ou então com uma barra de ferramentas estranha, e até mesmo com o mecanismo de busca padrão alterado. Isso sem falar na irritante abertura automática de diversos links aleatórios.

  • Na boa, fiquei de fora de um concurso porque fui péssimo em informatica. " eita matéria que não entra na minha cuca"

    fui na D, mas mesmo sendo a errada tenho algumas anotações sobre ela


    Trojan Downloader: instala outros códigos maliciosos, obtidos de sites na Internet.

    Trojan Dropper: instala outros códigos maliciosos, embutidos no próprio código do trojan.

    Trojan Backdoor: inclui backdoors, possibilitando o acesso remoto do atacante ao computador.

    Trojan DoS: instala ferramentas de negação de serviço e as utiliza para desferir ataques.

    Trojan Destrutivo: altera/apaga arquivos e diretórios, formata o disco rígido e pode deixar o computador fora de operação.

    Trojan Clicker: redireciona a navegação do usuário para sites específicos, com o objetivo de aumentar a quantidade de acessos a estes sites ou apresentar propagandas.

    Trojan Proxy: instala um servidor de proxy, possibilitando que o computador seja utilizado para navegação anônima e para envio de spam.

    Trojan Spy: instala programas spyware e os utiliza para coletar informações sensíveis, como senhas e números de cartão de crédito, e enviá-las ao atacante.

    Trojan Banker ou Bancos: coleta dados bancários do usuário, através da instalação de programas spyware que são ativados quando sites de Internet Banking são acessados. É similar ao Trojan Spy porém com objetivos mais específicos.

  • objetivo de esgotar os recursos de um sistema => SISTEMA CHEIO DE VERME (WORM)