SóProvas


ID
2385325
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sobre a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (9.394/96), é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  •  e)

    No período de tramitação dessa lei, surgiu uma nova força hegemônica no campo educacional, com nítida tendência de conceber as instituições educacionais como empresas de ensino. 

  • Questão atípica sobre LDB - que geralmente cobra letra fria da lei. Se alguém souber justificar ficaria muito grato. Vamos indicar para comentário, gente.

  • Questões em que se explica algo, geralmente utilizando um APOSTO EXPLICATIVO, está correta na grande maioria.

  • Então, Augusto Cesar, durante o período que tramitou no Congresso, a LDB de 1996 sofreu muitas alterações no seu texto original. Se não me engano, essa LDB ficou tramitando entre 1988, quando da promulgação da Constituinte, até 1996, quando finalmente foi aprovada. Só que durante todo esse tempo, uma quantidade imensa de emendas foi adicionada à LDB, muitas dessas bastante polêmicas. Alguns partidos, por exemplo, defendiam o fortalecimento da escola pública. Outros, como o PFL (Partido da Frente Liberal) e o PDS (Partido Democrático Social), não queriam que o Estado estabelecesse as normas para a educação. Para os parlamentares desses partidos, ela deveria ser ministrada sob a responsabilidade da iniciativa privada e não pelo Estado. Eu acho que é isso que a questão traz quando diz "No período de tramitação dessa lei, surgiu uma nova força hegemônica no campo educacional, com nítida tendência de conceber as instituições educacionais como empresas de ensino."

  • O  Carlos Amaral disse:

    Questões em que se explica algo, geralmente utilizando um APOSTO EXPLICATIVO, está correta na grande maioria.

    Mas a letra d e e estão tão parecidas! Meu Deus me ajude

  • Talvez ajude: http://www.scielo.br/pdf/es/v31n112/07.pdf

  • A) O Substitutivo Lacerda mudou os rumos do projeto original, que tinha como eixo a organização de um sistema nacional de educação e a descentralização. ERRADO - O projeto original tinha como ponto principal a questão da organização do sistema de ensino, porém de um lado estavam os que defendiam a descentralização, enquanto que do outro, estavam os centralizadores. A polêmica entre centralização e descentralização manteve-se até 1959, quando o deputado Carlos Lacerda trouxe uma nova polêmica, com o seu terceiro substitutivo. Buscou introduzir o princípio da “liberdade de ensino" e afirmava ainda que a educação é um direito da família, cabendo aos pais ou responsáveis escolher entre o ensino oficial ou privado.

    B) Essa lei teve como marca a organização dos católicos em defesa do ensino privado e dos liberais em defesa do ensino público. ERRADO - A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional estabelece os fins da educação, indicando os rumos a serem seguidos e os meios adequados para atingi-los, ou seja, a organização da Educação Nacional. 

    C) O Substitutivo Cid Saboia foi sancionado e aprovado, constituindo-se na a LDB 9.394/96, pelo presidente da República em 20/12/1996. ERRADO - O Substitutivo Cid Saboia foi aprovado, em 25 de outubro de 1995

    D) O Fórum Nacional de Educação, integrado por representantes de educadores da sociedade civil, teve a atribuição de propor políticas educacionais à classe política, sendo sua proposta sancionada na aprovação da lei. ERRADO - De caráter permanente, o Fórum Nacional de Educação foi criado pela Portaria Ministério da Educação n.º 1.407, de 14 de dezembro de 2010, publicada no Diário Oficial da União de 16 de dezembro de 2010, e instituído por lei com a aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE)), pela Lei 13.005, de 24 de junho de 2014.

    E) No período de tramitação dessa lei, surgiu uma nova força hegemônica no campo educacional, com nítida tendência de conceber as instituições educacionais como empresas de ensino. CORRETO - Durante sua tramitação no Congresso, a LDB de 1996 sofreu muitas alterações em seu texto original. A LDB ficou tramitando entre 1988 até 1996, quando finalmente foi aprovada. Só que durante todo esse tempo, uma quantidade imensa de emendas foi adicionada à LDB, muitas dessas bastante polêmicas. Todavia, a diferenciação político-econômica presente no período proporcionou à nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional uma influência de posição neoliberal, reduzindo, dessa forma, a responsabilidade do Estado e aumentando o apelo à iniciativa privada.

    A ALTERNATIVA CORRETA É A LETRA E.
  • Não copiem e colem comentários caros colegas. Isso não ajuda em nada.

    Se não tiverem uma fundamentação, não comentem.

  • A quem interessar, o livro "História da educação" de Ghiraldelli Jr é bem esclarecedor de cada alternativa.