SóProvas


ID
2385577
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A supervisão em serviço social acompanha a história da profissão, podendo ser considerada uma instância do processo de formação profissional. Sobre esse processo histórico da supervisão no transcorrer do século XX, considere verdadeiras(V) ou Falsas (F) as afirmativas a seguir.


 ( )As primeiras formulações sobre supervisão no Brasil, em 1936, ocorreram paralelamente à criação da primeira escola de serviço social em São Paulo.

 ( ) Na década de 1940, o serviço social norte-americano marcou presença, estendendo-se nas décadas seguintes e sobrepondo-se, assim, à influência europeia, que ainda muito significava na profissão, naquele período.

 ( ) A década de 1950 foi marcada pela influência psicológica na profissão, em especial, a da psicanálise.

 ( ) A ênfase na formação especialista e tecnocrática das décadas de 1970 a 1980 direcionou-se, na década seguinte, para aquela que pretendia formar profissional generalista, que se complementasse pela competência técnico-política, nutrida por uma teoria social crítica.

 ( )  Na década de 1990, encontra-se na concepção de supervisão a indissociabilidade entre estágio e supervisão acadêmica e profissional.


A sequência correta é 

Alternativas
Comentários
  • Em 1950 seria marcada a fase de renovação crítica para a profissão.
  • Então quer dizer que este publicação do Cress-RJ esta equivocada? 

     

     

    "Nos anos 1940 e 1950, o Serviço Social brasileiro recebe influência norteamericana. Marcado pelo tecnicismo, bebe na fonte da psicanálise, bem como da sociologia de base positivista e funcionalista/sistêmica. Sua ênfase está na ideia de ajustamento e de ajuda psicossocial. Neste período há o início das práticas de Organização e Desenvolvimento de Comunidade, além do desenvolvimento das peculiares abordagens individuais e grupais. Com supervalorização da técnica, considerada autônoma e como um fim em si, e com base na defesa da neutralidade científica, a profissão se desenvolve através do “Serviço Social de Caso”, “Serviço Social de Grupo” e “Serviço Social de Comunidade”

     

    http://www.cressrj.org.br/site/servico-social/

  • Achei que o terceiro enunciado estaria correto!! Pois, na década de 40 e 50 o Serviço Social não foi marcado pelo positivismo?

  • ( V)As primeiras formulações sobre supervisão no Brasil, em 1936, ocorreram paralelamente à criação da primeira escola de serviço social em São Paulo.

    ( V) Na década de 1940, o serviço social norte-americano marcou presença, estendendo-se nas décadas seguintes e sobrepondo-se, assim, à influência europeia, que ainda muito significava na profissão, naquele período.

    ( F) A década de 1950 Não foi marcada pela influência psicológica na profissão, em especial, a da psicanálise.

    ( V) A ênfase na formação especialista e tecnocrática das décadas de 1970 a 1980 direcionou-se, na década seguinte, para aquela que pretendia formar profissional generalista, que se complementasse pela competência técnico-política, nutrida por uma teoria social crítica.

    ( V) Na década de 1990, encontra-se na concepção de supervisão a indissociabilidade entre estágio e supervisão acadêmica e profissional.

  • É uma pena não haver professores pra responder essas questões.

    "A partir da segunda década do século XX, a supervisão reflete a influência da psicanálise, visto que o supervisor assumia tarefas de terapeuta em relação aos supervisionados, o que lhe possibilitava trabalhar mais eficientemente em relação aos “casos” a que devia atender (ANDER-EGG, 1974). A célebre obra publicada em 1917, Diagnóstico social, de Mary Richmond (1950), foi um evento significativo por se tratar da primeira sistematização teórica de Serviço Social."

    Referência: SUPERVISÃO DE ESTÁGIO EM SERVIÇO SOCIAL: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO E EXERCÍCIO PROFISSIONAL - Alzira Maria Baptista Lewgoy.