SóProvas


ID
2385589
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Como trabalhador especializado, o assistente social deve apresentar propostas profissionais que vislumbrem soluções para além da requisição da instituição, cujas demandas são apresentadas na versão burocratizada e do senso comum, destituídas da tradução ético-política ou da interpretação teórico-metodológica. Portanto, constitui-se um instrumento fundamental para a consolidação do projeto ético-político profissional o/a

Alternativas
Comentários
  • O enunciado da questão refere-se a como o assistente social pode, no âmbito institucional, atender às demandas que ele identifique como da sua profissão fortalecendo as lutas da classe trabalhadora, reafirmando seus interesses e viabilizando seus direitos e acesso aos espaços democráticos e deliberativos, o que levará o profissional, certamente, além do projeto institucional. Isto é, a questão está fazendo menção ao instrumento que pode possibilitar ao assistente social atender às demandas de seus usuários, de acordo com o projeto ético-político dessa categoria profissional, para além do que é proposto pela instituição. Sendo assim, o instrumento capaz de propiciar isto ao profissional é o projeto de trabalho. O assistente social ao ser demandado por determinada instituição pode em seu interior construir seu projeto de trabalho. Para a construção de seu projeto o profissional deve levar em consideração vários determinantes, desde a natureza da instituição, como os recursos disponíveis, a correlação de forças vigentes bem como a natureza assalariada de seu trabalho, o que o caracteriza sua autonomia como relativa. Este projeto de trabalho deverá basicamente constar, após consideradas aquelas variantes, quais as demandas este profissional vai atender naquela instituição, em quais expressões da questão vai intervir, como vai responder as demandas, quais os objetivos deseja alcançar, apontar as meta que deseja alcançar e como será realizado o monitoramento e avaliação de sua proposta de trabalho no final. O projeto, pautado na teoria social crítica, pode produzir impactos qualitativos nas condições de vida e de trabalho dos usuários bem como proporcionar a ampliação e efetivação de seus direitos. Sendo assim, o assistente social deve ir além do projeto institucional que é imposto, propondo o seu projeto de trabalho consubstanciado no seu projeto ético-político e implementando a direção político-social lá apontada.

    a) Esta alternativa está incorreta pois a produtividade organizacional não diz respeito a um instrumento utilizado pelo assistente social.
    b) Esta alternativa está correta pois como vimos o projeto de trabalho é um instrumento do assistente social que pode no espaço ocupacional viabilizar e expandir direitos na direção explicitada pelo projeto ético-político da categoria profissional. O projeto profissional é uma estratégia que este profissional pode utilizar para ir além do institucionalmente imposto.
    c) Esta alternativa está incorreta pois o processo interdisciplinar não corresponde a um instrumento do assistente social.
    d) Esta alternativa está incorreta pois o objetivo institucional não deve ser o mesmo do assistente social. Como vimos, o assistente social pode direcionar seu trabalho para outro viés compatível com o hegemonicamente proposto por esta categoria profissional e que numa sociedade capitalista é o oposto do objetivo institucional.
    e) Esta alternativa está incorreta pois o enunciado se refere ao instrumento que o assistente social dispõe numa instituição para indicar qual o seu trabalho e suas propostas. A consciência política não é um desses instrumentos.


    RESPOSTA: B
  • b)projeto de trabalho. 

    Este projeto de trabalho deverá basicamente constar, após consideradas aquelas variantes, quais as demandas este profissional vai atender naquela instituição, em quais expressões da questão vai intervir, como vai responder as demandas, quais os objetivos deseja alcançar, apontar as meta que deseja alcançar e como será realizado o monitoramento e avaliação de sua proposta de trabalho no final. O projeto, pautado na teoria social crítica, pode produzir impactos qualitativos nas condições de vida e de trabalho dos usuários bem como proporcionar a ampliação e efetivação de seus direitos. Sendo assim, o assistente social deve ir além do projeto institucional que é imposto, propondo o seu projeto de trabalho consubstanciado no seu projeto ético-político e implementando a direção político-social lá apontada.