SóProvas


ID
2386297
Banca
IBFC
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

Na intoxicação, os complexos eventos envolvidos podem ser desdobrados nas chamadas fases de intoxicação. A fase em que as superfícies externa ou interna do organismo entram em contato com toxicante, denomina-se:

Alternativas
Comentários
  • Os complexos eventos envolvidos na intoxicação, desde a exposição do organismo ao toxicante até o aparecimento de sinais e sintomas, podem ser desdobrados, para fins didáticos, em quatro fases, ditas fases de intoxicação.

     

    a)      Fase de exposição

    É a fase em que a superfície externa ou interna do organismo entra em contato com o toxicante. É importante considerar, nessa fase, a dose ou a concentração do xenobiótico, a via de introdução, a frequência e a duração da exposição, as propriedades físico-químicas das substâncias, assim como a suscetibilidade individual. Todos esses fatores condicionam a disponibilidade química do xenobiótico, ou seja, a fração dele disponível para a absorção.

     

    b)     Fase toxicocinética

    Inclui todos os processos envolvidos na relação entre a absorção e a concentração do agente tóxico nos diferentes tecidos do organismo, através dos deslocamentos da substância no organismo. Intervêm nessa fase absorção, distribuição, armazenamento, biotransformação e os processos de excreção de substâncias químicas. As propriedades físico-químicas dos toxicantes determinam o grau de acesso aos órgãos-alvo, assim como a velocidade de sua eliminação do organismo. O balanço desses movimentos é o que condiciona a biodisponibilidade da substância.

     

    c)      Fase toxicodinâmica

    Compreende a interação entre as moléculas do toxicante e os sítios de ação, específicos ou não, dos órgãos, e, consequentemente, o aparecimento de desequilíbrio homeostásico.

     

    d)     Fase Clínica

    É a fase em que há evidências de sinais e sintomas, ou ainda alterações patológicas detectáveis mediante provas diagnósticas, caracterizando os efeitos nocivos provocados pela interação do toxicante com o organismo.

     

    Analisando os itens:

     

    “A fase em que as superfícies externa ou interna do organismo entram em contato com toxicante, denomina-se”: Fase de Exposição (item B)

     

    (A) Fase de absorção. – Incorreto. Trata-se de uma etapa da fase toxicocinética, é a passagem do agente tóxico do meio externo para o meio interno, atravessando membranas biológicas.

    (C) Fase toxicocinética. – Incorreto. O seu conceito foi definido anteriormente.

    (D) Fase toxicodinâmica. – Incorreto. O seu conceito foi definido anteriormente.

    (E) Fase Clínica. – Incorreto. O seu conceito foi definido anteriormente.

     

    FONTE: Seizi Oga, Fundamentos de Toxicologia, 4ª edição.

  • Fase de exposição