SóProvas


ID
2386354
Banca
IBFC
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

A intoxicação aguda por monóxido de carbono apresenta três períodos. Referente a esse assunto, analise as afirmações.

I. O primeiro período é caracterizado por transtornos no sistema nervoso central.

II. O segundo período corresponde ao estado de coma, e sua rapidez é inversamente proporcional à taxa do gás (monóxido de carbono) no ambiente.

III. O terceiro período é a recuperação e quando o intoxicado sobrevive ao segundo período, sendo que o indivíduo recobra lentamente a consciência.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • •RESPOSTA LETRA C

    O primeiro caracteriza-se principalmente por transtornos nervosos, manifestados por dor de cabeça, vertigens, zumbidos e importância muscular. Se a absorção do monóxido de carbono continua, há a paralisação dos membros inferiores que se 18 propaga pelo corpo todo. Encontrando-se em tal estado, o intoxicado realiza esforços desesperados à procura de ambiente adequado e, a atividade muscular desenvolvida aumenta a respiração, aumentando consequentemente a quantidade de monóxido de carbono aspirado. Entretanto, naqueles indivíduos que depois de um período curto passam rapidamente ao segundo período da intoxicação; • O segundo período caracteriza-se pelo estado de coma, a respiração reduz-se ao mínimo diminuindo consequentemente a quantidade de monóxido de carbono absorvida; porém se os auxílios tardam a chegar haverá uma intoxicação lenta que conduz o indivíduo ao estado de coma profundo e morre. O segundo período da intoxicação aguda corresponde portanto ao estado de coma e sua rapidez de instalação depende da proporção de monóxido de carbono no ambiente. Este estado pode durar vários dias e, em geral, um estado de coma com mais de 36 horas é considerado de prognóstico fatal. Aparecem neste período: bradicardia, arritmia, convulsões em alguns casos, vômitos e diarréia. • O terceiro período corresponde ao período de recuperação; quando o intoxicado sobrevive ao segundo período. O indivíduo recobra gradualmente a consciência e pode apresentar perturbações diversas, sendo as principais: estados confusionais, amnésia, transtornos da sensibilidade cutânea, nevralgia do ciático e trigêmio e perturbações pulmonares (edema agudo). O estado confusional desaparece em 24 a 48 horas e a amnésia pode durar vários meses.

  • Questão ambígua e mal formulada, na letra B fica confuso de entender se a rapidez é de entrar no coma ou é a rapidez do estado de coma.