SóProvas


ID
2386570
Banca
IBFC
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Avalie as afirmações que seguem com base no tema “Mecânica dos fluidos”.
I. Para determinar a perda de carga em um escoamento completamente desenvolvido sob condições conhecidas, o número de Reynolds não é o parâmetro a ser avaliado.
II. Se um objeto estiver imerso em um líquido ou flutuando em uma superfície, a força líquida vertical agindo sobre ele devido à pressão do líquido é denominada empuxo.
III. O número de Reynolds em tubo não pode ser mudado com facilidade, pois varia a velocidade média do escoamento.
Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa e.

     

    I - ERRADO. Para um escoamento laminar, o fator de atrito é função do número de Reynolds, inclusive depende apenas dele, e não da rugosidade. (f = 64/ Re)

    III - ERRADO. Pode ser mudado com a variação da vazão e, consequentemente, com a variação da velocidade,

  • Não entendi qual a intenção da banca com relação a assertiva III. Sabemos que quanto maior a velocidade do escoamento, maiores são as possibilidades de se obter um escoamento com natureza turbulenta e por consequência um número de Reynolds maior. A questão é que a facilidade para mudar o número de Reynolds depende... poderíamos diminuir o diâmetro da tubulação por um requisito de projeto, não acredito que isto seria tão difícil assim... Na minha opinião, a assertiva 3 não está clara

  • extremamente subjetiva essa III. eh fácil mudar a velocidade de escoamento e o diâmetro da tubulação? depende do projeto.