-
Gabarito B
O Modelo OSI (acrônimo do inglês Open System Interconnection) é um modelo de rede de computador referência da ISO dividido em camadas de funções, criado em 1971 e formalizado em 1983, com objetivo de ser um padrão, para protocolos de comunicação entre os mais diversos sistemas em uma rede local (Ethernet), garantindo a comunicação entre dois sistemas computacionais (end-to-end).[1][2]
Este modelo divide as redes de computadores em 7 camadas, de forma a se obter camadas de abstração. Cada protocolo implementa uma funcionalidade assinalada a uma determinada camada.
Física / enlace / rede / transporte / sessão / apresentação / aplicação.
Segundo Tanenbaum o Modelo OSI não é uma arquitetura de redes, pois não especifica os serviços e protocolos exatos que devem ser usados em cada camada. Ele apenas informa o que cada camada deve fazer.
O Modelo OSI permite comunicação entre máquinas heterogêneas e define diretivas genéricas para a construção de redes de computadores (seja de curta, média ou longa distância) independente da tecnologia utilizada.
"Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
Força e Fé !
Fortuna Audaces Sequitur !
-
Isso tem que estar no sangue.
Camadas do modelo OSI:
7 - Aplicação
6 - Apresentação
5 - Sessão
4 - Transporte
3 - Rede
2 - Enlace
1 - Física
Nota: A camada superior engloba as funções da camada anterior + a sua.
Gabarito: B
-
Apresento um mneumônico para decorar as 7 camadas do modelo OSI: F-E-R-T S-A-A
7 - Aplicação
6 - Apresentação
5 - Sessão
4 - Transporte
3 - Rede
2 - Enlace
1 - Física
-
1) No computador emissor, a camada de APRESENTAÇÃO traduz os dados a partir do formato enviado pela camada de Aplicação.
2) A camada de REDE determina o percurso a partir do computador origem até o computador destino
3) A camada de ENLACE DE DADOS é responsável por enviar estrutura de dados a partir da camada de Rede para a camada Física.
4) camada FÍSICA define como o cabo é conectado à placa adaptadora de rede.
5) A camada TRASPORTE possibilita estabelecimento de conexão fim-a-fim entre estações, e pode garantir entrega confiável dos pacotes.
6) A camada SESSÃO controla as conexões entre processos.
7) A camada de APLICAÇÃO representa serviços que suportam diretamente os aplicativos do usuário.