SóProvas


ID
2387266
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O padrão de metadados considerado simples e não estruturado, com propósitos gerais e de semântica reduzida com domínio de aplicação web, é denominado de:

Alternativas
Comentários
  • CORRETA Letra D

    Meta tags são linhas de código HTML ou "etiquetas" que, entre outras coisas, descrevem o conteúdo do seu site para os buscadores. É nelas que você vai inserir as palavras-chave que facilitarão a vida do usuário na hora de te encontrar, por exemplo. Por meio delas, você pode também "assinar" seu site, declarando sua autoria sobre o código fonte.

     

    Foco e Fé 

     

  • Conforme Lopes e Ferneda (2016, p. 154):

    Esses tipos de padrões, também chamados de formatos de metadados, apresentam as seguintes características, conforme apontado nos estudos de:

    a) Formatos simples: constituídos por metadados não estruturados, extraídos de forma automática por robôs, apresentam na maioria das vezes uma semântica reduzida. Ex.: MetaTag(s) e metadados utilizados na transferência de dados por meio do protocolo HTTP - hipertext transfer protocol.

    b) Formatos estruturados: constituídos por metadados mais estruturados, baseados em normas emergentes e que proporcionam uma descrição mínima do recurso para sua identificação, localização e recuperação. A descrição geralmente é feita em campos e nessa categoria começa a ser inserida a ajuda de especialistas em informação. Ex.: padrão de metadados Dublin Core – DC.

    c) Formatos ricos: também considerados padrões de metadados altamente estruturados, são constituídos por metadados complexos, apresentam uma estrutura de descrição mais formal e detalhada. São baseados em normas e códigos especializados de um domínio particular, possibilitam a descrição de um recurso informacional individual ou pertencente a uma coleção e facilitam a localização, a recuperação, o intercâmbio dos recursos informacionais. Ex.: padrão de metadados ou formato MARC 21, da área de Biblioteconomia.

    Gab. D

    LOPES, Tatiane dos Santos de Feitas; FERNEDA, Edberto. Padrão especial de disseminação de dados (SDDS): uma introdução. Pesq. Bras. em Ci. da Inf. e Bib., João Pessoa, v. 11, n. 1, p. 151-168, 2016. Disponível em: http://www.brapci.inf.br/index.php/res/download/42219

  • Dempsey e Heery (2000 apud FEITOSA, 2006, p. 56) sistematizaram os metadados em bandas, conforme a sua complexidade.

    Banda 1 - Não estruturados, mais simplificados, indexação automática

    Banda 2 - Um pouco mais complexos, estruturação simples, criados de modo que possam ser aplicados por usuários não-especialistas na descrição de documentos. ex: Dublin Core

    Banda 3 - Mais complexos, requerem o conhecimento de especialistas. ex: MARC

    FEITOSA, Ailton. Organização da informação na web: das tags à Web Semântica. Brasília: Thesaurus, 2006.