SóProvas


ID
2387749
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia

O projeto genoma, que tratou do sequenciamento das bases que compõem o genoma humano e da variação entre os indivíduos da espécie, trouxe benefícios diretos à saúde humana e de outros organismos vivos, além de melhorias na agropecuária, indústria farmacêutica, ciência forense, metodologia científica e no desenvolvimento de instrumentos de análise laboratorial e computacional, entre outros. Portanto, o projeto genoma humano não se restringiu apenas ao genoma humano. Acerca desse assunto, julgue o item subsequente.

Os estudos na ciência forense evoluíram com o incremento do conhecimento do genoma humano e da tecnologia, frequentemente utilizados nas investigações de paternidade, cuja base teórica é o sequenciamento de genes, em especial os produtores de proteína.

Alternativas
Comentários
  • Afirmativa: Os estudos na ciência forense evoluíram com o incremento do conhecimento do genoma humano e da tecnologia, frequentemente utilizados nas investigações de paternidade, cuja base teórica é o sequenciamento de genes, em especial os produtores de proteína.

     

    Gabarito: ERRADA.

     

    Todas as células do corpo de um indivíduo possuem a mesma informação genética. O DNA pode ser obtido de praticamente todas as fontes de tecido humano, sendo as mais frequentes para este tipo de teste o sangue e a mucosa oral.

     

  • Questão errada. A base teórica da investigação de paternidade são as enzimas de restrição.

     

       Força foco e fé.

  • Afirmativa errada

    Os genes não produzem proteínas, na verdade as codificam.

  • Gabarito Errado.

    .

    No DNA encontramos as regiões codificadoras e as não-codificadoras. As codificadoras são aquelas que se expressarão em forma proteica, enquanto as não codificadoras estão sob a forma intronica. E, são, principalmente, essas regiões denominadas íntrons que são utilizadas na ciencia forense, uma vez que apresentam elevado polimorfismo. Cito o Y-STR (Short Tandem Repeat), o qual é utilzado em teste de paternidade. O STR se encontra em regiões não coficadoras e é amplamente utilizado na ciencia forense.

  • A base do exame de paternidade é se buscar as coincidências nas regiões repetidas . Onde prevalecer tracos coincidentes após o PCR tem-se a confirmacao da paternidade. Nao tem nada a ver com sintese proteica.