-
Gabarito D.
4.3 Avaliação de competências
Trata-se da identificação de competências conceituais (conhecimento teórico), técnicas (habilidades) e interpessoais (atitudes) necessárias para que determinado desempenho seja obtido.
4.4 Avaliação de competências e resultados
É a conjugação das avaliações de competências e resultados, ou seja, é a verificação da existência ou não das competências necessárias de acordo com o desempenho apresentado.
4.5 Avaliação de potencial
Com ênfase no desempenho futuro, identifica as potencialidades do avaliado que facilitarão o desenvolvimento de tarefas e atividades que lhe serão atribuídas. Possibilita a identificação de talentos que estejam trabalhando aquém das capacidades, fornecendo base para a recolocação dessas pessoas.
4.6 Balanced scorecard
Sistema desenvolvido por Robert S. Kaplan e David P. Norton na década de 1990; avalia o desempenho sob quatro perspectivas: financeira, do cliente, dos processos internos e do aprendizado e crescimento. São definidos objetivos estratégicos para cada uma das perspectivas e tarefas para o atendimento da meta em cada objetivo estratégico.
-
LETRA D
Habilidades conceituais – mais importantes no nível estratégico.
Habilidades humanas – todos os níveis, mas mais importantes no nível tático.
Habilidades técnicas – mais importantes no nível operacional
-
Habilidades Técnicas são as habilidades ligadas à execução do trabalho, e ao domínio do conhecimento específico para executar seu trabalho operacional.
Segundo Chiavenato (2000, p. 3) habilidade técnica “[...]consiste em utilizar conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos necessários para o desempenho de tarefas específicas, por meio da experiência e educação. É muito importante para o nível operacional”.
Logo as habilidades técnicas são mais importantes para os gerentes de primeira linha e para os trabalhadores operacionais.
Habilidades Humanas são as habilidades necessárias para um bom relacionamento. Administradores com boas habilidades humanas se desenvolvem bem em equipes e atuam de maneira eficiente e eficaz como líderes.
Segundo Chiavenato (2000, p. 3) habilidade humana “[...]consiste na capacidade e facilidade para trabalhar com pessoas, comunicar, compreender suas atitudes e motivações e liderar grupos de pessoas”.
Habilidades humanas são imprescindíveis para o bom exercício da liderança organizacional
Habilidades Conceituais são as habilidades necessárias ao proprietário, presidente, CEO de uma empresa. São essas habilidades que mantêm a visão da organização como um todo, influenciando diretamente no direcionamento e na Administração da empresa.
Segundo Chiavenato (2000, p. 3):
"Habilidade conceitual: Consiste na capacidade de compreender a complexidade da organização com um todo e o ajustamento do comportamento de suas partes. Essa habilidade permite que a pessoa se comporte de acordo com os objetivos da organização total e não apenas de acordo com os objetivos e as necessidades de seu departamento ou grupo imediato."
As habilidades conceituais são imprescindíveis aos Administradores de Topo.
-
Segundo Katz, para que o gestor possa atuar eficazmente no processo das suas atividades, existem basicamente três tipos de habilidades necessárias:
• Conceituais – as relacionadas à capacidade de ver a Instituição como um todo;
• Técnicas – consistem no conhecimento, métodos técnicos e equipamentos para a realização de tarefas específicas;
• Humanas – aquelas relacionadas ao tratamento com pessoas.
Em sua Teoria das Habilidades Gerenciais, Katz defende que esse é o conjunto de habilidades necessárias ao bom desempenho de um gestor em sua função, seja qual for o nível hierárquico que ele se encontre: habilidades conceituais, habilidades técnicas e habilidades humanas.
Fonte: Estudo Dirigido para UFC – Vol 03 – Prof. Heron Lemos
-
Só tome cuidado com um detalhe: apesar de ser prioritária no nível tático, as habilidades humanas são encontradas em todos os demais níveis, com igual importância.
Fonte: Labuta nossa de cada dia.
-
GABARITO: LETRA D
As habilidades técnicas são as necessárias para executarmos uma tarefa. São relacionadas com a capacidade de utilizar uma ferramenta, ter conhecimentos especializados em uma indústria e executar um procedimento, por exemplo.
habilidades humanas são relacionadas com a capacidade do gestor de se relacionar e de cooperar com outras pessoas. Quando necessitamos motivar, comunicar e liderar outras pessoas, essas habilidades são fundamentais!
As habilidades conceituais são relacionadas à capacidade de pensar, montar conceitos e analisar situações abstratas e complexas. Quando um gestor na cúpula da empresa está analisando a conjuntura econômica e as ações de diversos concorrentes para montar um planejamento estratégico, por exemplo, ele está utilizando a habilidade conceitual.
FONTE: Série Provas & Concursos - Administração Geral Para Concursos RENNÓ,RODRIGO.
-
De acordo com a preponderância (“prioritariamente”, nos termos do enunciado), temos que:
Habilidades conceituais são mais importantes para o nível estratégico.
Habilidades humanas são mais importantes para o nível tático.
Habilidades técnicas são mais importantes para o nível operacional.
Gabarito: D
-
☠️ GABARITO LETRA D ☠️
Habilidades conceituais – mais importantes no nível estratégico.
Habilidades humanas – todos os níveis, mas mais importantes no nível tático.
Habilidades técnicas – mais importantes no nível operacional
-
GAB D!
- Habilidades conceituais são mais importantes para o nível estratégico.
- Habilidades humanas são mais importantes para o nível tático.
- Habilidades técnicas são mais importantes para o nível operacional.
-
Gabarito: Letra D
ESTRATÉGICO: Habilidades Conceituais > Humanas > Técnicas
TÁTICO: Habilidades Humanas > Conceituais > Técnicas
OPERACIONAL: Habilidades Técnicas > Humanas > Conceituais
Obs.1: Todos os níveis (estratégico, tático e operacional) utilizam todas as habilidades (técnicas, humanas e conceituais).
Obs.2: O nível tático é aquele em que as habilidades estão distribuídas de uma forma mais “homogênea”.
Para revisar o tema: Q938276 / Q846591 / Q827285