SóProvas


ID
2389321
Banca
IBFC
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Analise as afirmações abaixo relacionadas a algumas diferenças entre a norma internacional IAS 1 e as normas brasileiras.
I. A norma IAS 1 exige a apresentação da Demonstração do Valor Adicionado, sendo que essa demonstração deixou de ser obrigatória para as companhias abertas brasileiras com o advento da Lei 11.638 de 2.007. O objetivo principal dessa lei foi a convergência das normas brasileiras às normas internacionais.
II. De acordo com as normas internacionais, a apresentação da Demonstração do Resultado do Exercício pode ser feita com as contas de receitas e de despesas discriminadas por função ou natureza e, seguindo as normas brasileiras, essa demonstração deve ser apresentada por função.
III. Seguindo as normas internacionais, a participação dos acionistas não controladores é evidenciada no Patrimônio Líquido. Já de acordo com as normas brasileiras, é apresentada entre o Passivo Exigível a Longo Prazo e o Patrimônio Líquido.
Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito "D"

     

    I - INCORRETO. Ao contrário, a Lei 11638/07 incluiu o seguinte na Lei 6404/76: "Art. 176 (...) V - se companhia aberta, demonstração do valor adicionado". Em outras palavras, a DVA passou a ser obrigatória com a redação da nova lei.

     

    II - CORRETO. A lei 6.404/76 apresenta apenas uma modalidade de elaboração da DRE, isto é, por função da despesa. Por outro lado, o CPC 26, alinhado com as normas internacionais, possibilita que a DRE seja apresentada de duas formas, isto é, pela função da despesa ou por sua natureza.

     

    III - CORRETO. (Duvidoso) A Lei 6.404/76, art. 250, §1 "A participação dos acionistas não controladores no patrimônio líquido e no lucro do exercício será destacada, respectivamente, no balanço patrimonial e na demonstração do resultado do exercício". Já no CPC 26 (R1) item 54, q, "participação de não controladores apresentada de forma destacada dentro do patrimônio líquido". Assim, ao que parece, tanto a lei como o CPC são compatíveis neste ponto. 

  • A meu ver a III também está errada! Alguém pode elucidar essa minha dúvida? :)

  • Estão incorretas a I e a III Porém não há gabarito compatível. O gabarito oficial considera que a III está correta, mas entra em contradição com a classificação recomendada no CPC 26.