Com os avanços da indústria farmacêutica no Brasil e no mundo e o consequente aumento da disponibilidade de medicamentos isentos de prescrição para a população, cresce a necessidade de farmacêuticos habilitados para a prática de dispensação desses produtos com a devida orientação profissional. Nesse contexto, autores como Finkel e Pray (2007) afirmam que as condições para o diagnóstico de saúde dos pacientes por profissionais farmacêuticos, necessárias para a dispensação dos referidos medicamentos, são mais limitadas quando comparadas às de outros profissionais de saúde, em função de determinadas razões. Com base nesse contexto, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) O profissional farmacêutico não recebe treinamento formal para avaliação física dos pacientes.
( ) Frequentemente, os pacientes formulam um autodiagnóstico baseado em uma suposição leiga.
( ) Não é fornecido ao profissional farmacêutico um completo espectro de informações que lhe permita fazer um diagnóstico preciso da condição de saúde do paciente.
( ) Normalmente, as farmácias e drogarias não possuem um espaço privado onde o farmacêutico possa realizar exames físicos nos pacientes.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.