Os receptores sensoriais funcionam como tradutores de energia, capazes de converter os estímulos físicos e químicos do ambiente em impulsos elétricos. As informações sensoriais são conduzidas para o SNC através dos prolongamentos periféricos dos neurônios aferentes (neurônios sensoriais). E somente no SNC, é que esta informação será percebida e interpretada. De acordo com a natureza do estímulo que são capazes de captar, os receptores sensoriais são classificados em:
Quimiorreceptores: Especializados na detecção de substâncias químicas; Localizam-se na língua e no nariz; São responsáveis, respectivamente, pelos sentidos do paladar e do olfato.
Termorreceptores: Especializados na captação de estímulos de natureza térmica; Estão distribuídos por toda a pele, ligeiramente mais concentrados nas regiões da face, dos pés e das mãos. Corpúsculos de Krause(frio) e Rufinni(calor).
Mecanorreceptores: Especializados na captação de estímulos mecânicos, tais como a compressão ou o estiramento da pele e de órgãos internos. Estão localizados nos ouvidos, onde são capazes de captar ondas sonoras, e nos órgãos de equilíbrio. São responsáveis pelas sensações táteis e auditivas. Corpúsculos de Pacini, corpúsculos de Meissner, corpúsculos de Golgi.
Fotorreceptores: Especializados na captação de estímulos luminosos; São as células fotorreceptoras (cones e bastonetes) localizadas nos olhos.
Nociceptores: Especializados na captação de estímulos dolorosos. Estão localizados em diversas áreas do organismo.
RESPOSTA: LETRA D.
BOM ESTUDO!