Gab: A
Eu entendi essa questão da seguinte forma:
--> A força do eluente está relacionada a polaridade do solvente da FM.
1) Ao aumentar a força do eluente, significa que o solvente será mais polar. Como o solvente é composto de moléculas, elas irão interagir mais com a sílica e percorrerão menos a FE, resultando em uma distância do solvente menor. Logo, utilizando a fórmula do Rf: Distância percorrida pelo Soluto/Distância percorrida pelo Solvente (Como a Dsolvente diminuirá, teremos um Rf aumentado). Isso resultará em uma diminuição entre as distâncias percorridas pelos componenetes da amostra, haja vista que o solvente não conseguirá carregá-los de modo tão diferente de quando a sílica os retêm.
2) Aqui é só utilizar o pensamento inverso da alternativa (1).
Afirmações 1 e 2: corretas. Aumentar a força eluente corresponde a aumentar a capacidade da fase móvel (FM) em arrastar/deslocar as substâncias. Considerando a fórmula apresentada abaixo, temos que, quanto maior a força do eluente, maior a distância percorrida e, consequentemente, maior será o Rf. f distância percorrida pela substância R distância percorrida pela frente do solvente = Rf muito elevado, próximo a 1, para todos as substâncias, atrapalha na separação, pois todas amostras chegarão a uma distância percorrida próxima a do solvente. Por isso, as melhores separações são obtidas com Rf intermediários, entre 0,4 e 0,6, o quais podem ser obtidos com fase móvel que apresente força eluente entre intermediária e fraca.
Afirmação 3: incorreta. Conforme explicado no item anterior.
Afirmação 4: incorreta. Se para uma determinada mistura de solventes o valor de Rf obtido for muito elevado, é conveniente alterar sim a força eluente, mas não de maneira drástica. Nesse tipo de experimento, é sempre preferível mudanças gradativas a fim de se otimizar as condições experimentais que otimizem a separação das substâncias analisadas. Resposta: letra A
Diego Souza
Estratégia Concursos