- 
                                Segundo Vicente Chiaverini [ Aços e Ferro fundido - 6ª ed - pg 82]  Representando um ciclo térmico tempo-temperatua, os fatores a serem inicialmente considerados são: aquecimento, tempo de permanencia à temperatura, e resfriamento. Além desses, outro de grande importancia é a atmosfera do recinto de aquecimento... Letra "d"  diferente do gabarito (b) 
- 
                                A velocidade de aquecimento não influencia no tratamento térmico. Se a peça é aquecida rapidamente ou lentamente não faz diferença.  
- 
                                 Aços e Ferros Fundidos - 6ª ed - pg 82 [Vicente Chiaverini]   "A velocidade de aquecimento, embora na maioria dos casos seja fator secundário, apresenta certa importância, principalmente quando os aços estão em estado de tensão interna ou possuem tensões residuais ..." Como a indicação da questão é generalista e não especifica, logo, a resposta mais completa é a letra "b" 
- 
                                Concordo plenamente com o colega welclys l .   O item (E), o qual é o gabarito adotado pela banca, se refere à tempo de aquecimento, que diz respeito à velocidade de resfriamento (um aquecimento mais rápido levará menos tempo...). Essa velocidade é importante para a uniformização da temperatura ao longo de todo interior da peça, da mesma forma que o tempo de permanência da peça nessa temperatura. O que eu acrescentaria na letra (B) para ficar perfeita seria a temperatura de resfriamento, que é um fator importante na porcentagem de martensita formada, por exemplo. 
- 
                                "Tratamento térmico é o conjunto de operações de aquecimento e resfriamento a que são submetidos os aços, sob condições controladas de temperatura, tempo, atmosfera e velocidade de esfriamento, com o objetivo de alterar as suas propriedades ou conferir-lhes característicos determinados."   Chiaverini 
- 
                                Do meu ponto de vista a atmosfera irá interferir diretamente na descarbonetação do material, com isso interferindo diretamente no resultado final do tratamento térmico.  
- 
                                Na verdade essa questão foi muito mal elaborada, com uma bibliografia como CHIAVERINI, observa-se que todos os fatores acima são tidas como importantes. Algumas em caráter primordial e outras em caráter secundária, como a atmosfera do forno, por exemplo. O examinador deveria ter colocado limitadores, por exemplo: São fatores primordiais...... ou são fatores menos importantes.... 
- 
                                Para mim, a letra b é  a mais completa. Todos os fatores citados por ela têm importância no tratamento térmico. 
- 
                                Chiaverini deve que revirou no caixão por causa dessa questão. Letra B seria a alternativa mais de acordo com a bibliografia dele.