-
O teste Charpy é um dos métodos para determinar a resistência e sensibilidade dos materiais quando submetido a uma certa carga de impacto. O objetivo principal é medir a quantidade de energia absorvida pelo material durante a fratura. São essenciais para garantir a segurança, confiabilidade e qualidade dos mais diversos materiais. É muito utilizado no setor automobilístico, de aeronaves e em peças específicas utilizadas na indústria.
A principal vantagem do teste Charpy é a simplicidade e o baixo custo e o tamanho reduzido do corpo de prova. O teste ainda pode ser executado em diversos campos de temperaturas. Além disso, o corpo de prova é adequado para medir as diferenças de comportamento para materiais de baixa resistência ao impacto como os aços estruturais. Também é, freqüentemente, usado para fins de controle de qualidade e de aprovação de materiais.
Fonte: http://www.cimm.com.br/portal/noticia/exibir_noticia/7379-ensaio-charpy-mede-a-resistencia-dos-materiais
-
O teste pode ser conduzido em temperatura ambiente ou em temperaturas mais baixas para testar a fragilidade do material em baixa temperatura.
ALTERNATIVA CORRETA LETRA C )
-
O ensaio Charpy é realizado com um martelo pendular, nos mesmos moldes que o ensaio Izod. A diferença entre eles, porém, é a geometria do corpo de prova: enquanto o corpo de prova IZOD tem um entalhe em V, o charpy tem um entalhe semelhante a um "buraco de fechadura". Ambos os ensaios podem ser realizados a qualquer temperatura, de modo que a resistência ao impacto possa ser avaliada em função dessa variável.