LETRA D
PAN (Personal Area Networks) – também designadas de redes de área pessoal, são redes que usam tecnologias de rede sem fios para interligar os mais variados dispositivos (computadores, smartphones, etc) numa área muito reduzida. Ex: Bluetooth
LAN → (Local) Comunicação entre estações de trabalho. Pode utilizar HUB , tem arquitetura cliente servidor , tem arquitetura ponto a ponto , possui servidor dedicado e não exige modem. Taxa de transmissão alta e de erro baixa. Ex: Ethernet (10 Km no máximo, quando passam a ser denominadas MANs)
MAN (Metropolitan Area Networks) – permitem a interligação de redes e equipamentos numa área metropolitana (ex. locais situados em diversos pontos de uma cidade).
WAN (Wide Area Netwoks) – permitem a interligação de redes locais, metropolitanas e equipamentos de rede, numa grande área geográfica (ex. país, continente, etc). Trabalham com velocidades de transmissão menores
VPNs (Virtual Private Network) → são túneis criados em redes públicas (ex: internet) para que essas redes apresentem nível de segurança equivalente ao das redes privadas.( É uma forma de conectar dois computadores utilizando uma rede pública criada por meio do protocolo SSL ). Na criação desses túneis, utilizam-se algoritmos criptográficos, devendo o gerenciamento de chaves criptográficas ser eficiente, para garantir-se segurança. O VPN permite que as mensagens trafegadas por esse sistema não sejam vistas fora deste , logo é possível que um usuário acesse seus documentos, e-mails corporativos e sistemas na nuvem, via VPN, sem se preocupar em ser interceptado. (Q661585 )
Backbones → São as espinhas dorsais da internet que possuem infraestrutura de alta velocidade que interliga várias redes e garante o fluxo de informação entre os diversos países.
d-
WAN (Wide Area Network ou Rede de longa distância) é uma rede de computadores que abrange uma grande área geográfica, com frequência um país ou continente. Sofre interferência de Legislação, autorização de terceiros.
Na maioria das Wans, a rede contém numerosos cabos ou linhas telefônicas, todos conectados a um par de roteadores. No entanto, se dois roteadores que não compartilham um cabo desejarem se comunicar, eles só poderão fazê-lo através de outros roteadores. Quando é enviado de um roteador para outro através de um ou mais roteadores intermediários, um pacote é recebido integralmente em cada roteador, onde é armazenado até a linha de saída solicitada ser liberada, para ser encaminhado. As sub-redes desse princípio são ponto a ponto, store-and-foward ou de packet switching. Quase todas as redes geograficamente distribuídas (com a exceção das que utilizam satélites) têm sub-redes store-and-foward.