SóProvas


ID
239242
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública

Julgue os itens a seguir, a respeito dos diversos tipos de orçamento
e dos princípios orçamentários.

Os sistemas de determinação de custos são considerados como um dos componentes básicos no novo orçamento de desempenho. Assim, com a adoção da estrutura programática, é necessário conhecer os custos e associá-los aos produtos e aos benefícios.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    Orçamento por desempenho : já busca integrar o custo aos objetivos, visto que verifica o que o governo faz (em que gasta) e não apenas o que desembolsa.

    Apresentar duas dimensões do orçamento: o objeto de gasto e um programa de trabalho, contendo ações desenvolvidas. Toda a ênfase reside no desempenho organizacional e nos custos.

  • Galerinha,

    o Orçamento de Desempenho, diferentemente do Orçamento Tradicional, se preocupa com o resultado dos gastos, estando implícita a perspectiva de atingir objetivos. Neste sentido, se aproxima do Orçamento-Programa, que adota a estrutura programática, porque não se restringe ao registro meramente contábil do gasto em si conforme se denota do Orçamento Tradicional.

    O Orçamento de Desempenho é um processo orçamentário que representa duas dimensões do orçamento: objeto de gasto e um programa de trabalho, contendo as ações desenvolvidas.

  • Correto. Como é um orçamento que se preocupa com o resultado dos gastos, e não apenas com o gasto em si (como ocorre com o orçamento tradicional), é importante conhecer os custos de determinados bens ou serviços e associá-los aos produtos e aos benefícios que se pretende adquirir para ver se vale a pena, custo-benefício.
  • Giacomoni, ao citar J. Diamond, revela que há dois componentes básicos no novo orçamento de desempenho (surge a partir de 1993), são eles:

    1. A concepção de programa e o desenho da estrutura programática; e
     
    2. Os sistemas de determinação de custos

    Como o item está de acordo com o pensamento dos citados autores, a questão está correta.
  • Pessoal, 

    Muito cuidado. Orçamento de Desempenho e Novo Orçamento de Desempenho não são a mesma coisa. É importante saber que todas as técnicas e tipos de orçamento são corolários de reformas (ou tentativas) simultâneas em diversos lugares do mundo. Por isso, existem conceitos bastante similares, principalemnte em razão da grande disseminação doutrinária do orçamento público.

    O Novo Orçamento de Desempenho é um conceito surgido nos EUA, em 1995, com a aprovação do GPRA (Government Performance and Results Act), que foi concebido depois de inúmeras tentativas e experiências pioneiras no orçamento americano, a exemplo de orçamento de desempenho, PPBS, Orçamento Base Zero.

    Ele está estruturado em três componentes básicos:

    1- Estrutura de PROGRAMA

    2- Sistema de MENSURAÇÃO de DESEMPENHO

    3- Sistema de determinação de CUSTOS

    Dessa forma, percebe-se que o conceito (ou técnica) guarda grande similaridade com o orçamento programa. Alías, cabe citar trecho do livro do renomado autor Giacomoni, p. 194: "A incorporação do coneito de programa é o elemento que une todos os movimentos reformistas, constituindo-se na base da reestruturação orçamentária a partir da década de 50"

    O Orçamento Programa, por sua vez, é um conceito inicialmente advindo da ONU,em 1959, e traz como elementos essenciais:

    1- OBJETIVOS e propósitos

    2- PROGRAMAS

    3- CUSTOS dos programas

    4- MEDIDAS DE DESEMPENHO

    Ou seja, é preciso ter muito cuidado ao se analisar a história do orçamento no contexto mundial e no brasileiro. Vejam outro trecho do livro de Giacomoni,p. 164: "Parece ter ficado claro, pois,a proximidade conceitual entre o performance budget americano (novo orçamento de desempenho) e o Orçamento por Programa e Realizações concebido e difundido pela ONU. Nas suas experiências práticas, ambos os sistemas volatriam-se especialmente para a adoção da classificação programática, com êxito aliás, pois tal classificação está hoje praticamente universalizada".

  • CERTO, o novo orçamento desempenho é composto de 3 (três) componentes básicos:

    1) estrutura de programa;

    2) sistema de mensuração de desempenho;

    3) sistema de determinação de custos.