-
GABARITO: A
I - CORRETA;
II - ERRADA - O POP3 e IMAP são ambos de recebimento de emails. Sendo que O PRIMEIRO (POP3) faz o download das mensagens do servidor para o cliente, logo, se a mensagem não estava no cliente, este se torna um protocolo de acesso remoto ao servidor. Em regra: ele exclui a mensagem do servidor após o download, o que o caracteriza como modo de operação offline.
* O SEGUNDO (IMAP) é um protocolo de recebimento de mensagem, semelhante ao POP. Porém, POP3 é caracterizado por ter o seu modo de operação OFFLINE, ao passo que o IMAP tem seu modo de operação ONLINE, tendo como característica manter a mensagem no servidor após o download para o cliente.
III - ERRADA - As mensagens de e-mail consistem basicamente de duas seções principais: o corpo – estruturado em campos, tais como remetente, destinatário e outras informações sobre a mensagem; o cabeçalho (CORPO "BODY") – contém o texto da mensagem.
*** O corpo é separado do cabeçalho por uma linha em branco. ***
FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/E-mail
-
Alternativa correta: A.
I - CORRETA: Pode ser usado para servidores e clientes enviarem e-mails, ou para servidores enviarem E RECEBEREM e-mails entre eles;
II - ERRADA: O que é "robusto" para a banca? Se for com relação ao número de recursos o IMAP é mais robusto que o POP;
III - ERRADA: Consistem em duas seções: Envelope e Conteúdo:
ENVELOPE:
- origem
- destino
- modo de entrega
CORPO:
- cabeçalho
- corpo da mensagem
-
De acordo com o tenenbaum a III encontra-se correta. Caberia recurso. Até pelo fato do termo robustez.
-
Felipe, a alternativa III está errada porque ele inverteu os conceitos:
III. As mensagens de e-mail consistem basicamente de duas seções principais: o corpo – estruturado em campos, tais como remetente, destinatário e outras informações sobre a mensagem; o cabeçalho – contém o texto da mensagem.
O conteúdo(texto) fica no corpo enquanto os campos(remetende/destinatário) ficam no cabeçalho. Não sei como está no livrodo tanenbaum, mas mesmo que ele tenha divido nessas duas seções, ainda assim os conceitos parecem invertidos.
Gabarito: A
-
O conjunto de protocolos do modelo TCP/IP foi projetado para ser utilizado na Internet. O nome "TCP/IP" é devido aos dois protocolos mais importantes desse conjunto: o Transmission Control Protocol (TCP ou, em português, Protocolo de Controle de Transmissão) e o Internet Protocol (IP ou, em português, Protocolo de Internet). Apesar dos protocolos TCP e IP serem os principais do modelo TCP/IP, são necessários outros protocolos para o seu funcionamento.
Os protocolos mais cobrados do modelo TCP/IP são:
IP (Internet Protocol) é responsável por atribuir um endereço para cada dispositivo da rede (endereço IP) e pelo roteamento (caminho que uma mensagem segue entre um dispositivo e outro).
TCP (Transmission Control Protocol) - responsável por fornecer uma comunicação entre dois dispositivos conectados em uma rede para que seja possível o envio e o recebimento de dados. As duas principais característica desse protocolo é fornecer um serviço orientado à conexão e confiável de entrega de dados.
UPD (User Datagram Protocol ou Protocolo de Datagramas de Usuário) , assim como o protocolo TCP, é responsável por fornecer uma comunicação entre dois dispositivos conectados em uma rede para que seja possível o envio e o recebimento de dados. Entretanto, o UDP é mais simples, pois não é orientado à conexão e não é confiável (não faz um controle de erros).
HTTP (HyperText Transport Protocol ou Protocolo de Transferência de Hipertexto) - utilizado para acessarmos uma página na Internet. Este protocolo possui uma versão segura conhecida como HTTPS (HyperText Transport Protocol Secure).
FTP (File Transfer Protocol ou Protocolo de Transferência de Arquivos) - protocolo de transferência de arquivos. Ou seja, move a cópia de um arquivo de um computador para outro.
DNS (Domain Name System ou Sistema de Nomes de Domínios) - responsável pela tradução entre um endereço IP e um nome simbólico (domínio).
Protocolos de correio eletrônico:
SMTP (Simple Mail Transfer Service): protocolo de saída (envio) de e-mails.
POP (Post Office Protocol): protocolo de entrada (recebimento) de e-mails. O usuário pode manter as mensagens no servidor ou baixá-las para o computador.
IMAP (Internet Message Access Protocol): protocolo de entrada (recebimento) de e-mails. O usuário apenas visualiza as mensagens que estão no servidor (não é possível baixá-las).
Professor Ramon Ahnert