SóProvas


ID
2393320
Banca
NUCEPE
Órgão
SEJUS-PI
Ano
2017
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A Segurança da Informação consiste na prevenção de acesso não autorizado, de uso indevido, na modificação ou gravação de informação. Diante disso, marque a alternativa CORRETA em relação às afirmativas abaixo:

I. Com a criptografia é possível transformar a forma original de uma informação para outra ilegível, de maneira que possa ser conhecida apenas por seu destinatário o qual possui a "chave secreta".

II. Um Roteador é um dispositivo ou software de uma rede de computadores que tem por objetivo aplicar uma política de segurança a um determinado ponto da rede.

III. Assinatura ou firma digital é um método de autenticação de informação digital tipicamente tratada como substituta à assinatura física, utilizada quando não existe a necessidade de ter uma versão em papel.

Alternativas
Comentários
  • O que é a Criptografia?

    O termo Criptografia surgiu da fusão das palavras gregas "Kryptós" e "gráphein", que significam "oculto" e "escrever", respectivamente. Trata-se de um conjunto de regras que visa codificar a informação de forma que só o emissor e o receptor consiga decifrá-la. Para isso várias técnicas são usadas, e ao passar do tempo modificada, aperfeiçoada e o surgimento de novas outras de maneira que fiquem mais seguras.

    Na computação, a técnica usada são a de chaves, as chamadas “CHAVES CRIPTOGRAFICAS”, Trata-se de um conjunto de bit’s baseado em um algoritmo capaz de codificar e de decodificar informações. Se o receptor da mensagem usar uma chave diferente e incompatível com a do emissor ela não conseguirá ter a informação.

    Por meio do uso da criptografia você pode:

    proteger os dados sigilosos armazenados em seu computador, como o seu arquivo de senhas e a sua declaração de Imposto de Renda;

    criar uma área (partição) específica no seu computador, na qual todas as informações que forem lá gravadas serão automaticamente criptografadas;

    proteger seus backups contra acesso indevido, principalmente aqueles enviados para áreas de armazenamento externo de mídias;

    proteger as comunicações realizadas pela Internet, como os e-mails enviados/recebidos e as transações bancárias e comerciais realizadas.