SóProvas


ID
2393674
Banca
NC-UFPR
Órgão
COPEL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Edificações
Assuntos

As instalações prediais de gás devem ser projetadas e executadas atendendo normas técnicas específicas e com materiais adequados. Sobre essas instalações, considere as afirmativas a seguir:

1. Os tubos de condução de gás podem ser em aço-carbono, em cobre rígido e em cobre flexível; nos trechos enterrados externos às edificações, admite-se o uso de tubos de polietileno.

2. O dimensionamento das tubulações deve ser feito preferencialmente para gás natural.

3. A profundidade das tubulações enterradas deve ser de no mínimo 0,20 m em locais não sujeitos a tráfego de veículos e de 0,40 m nos locais de passagem de veículos, medidos a partir da geratriz superior do tubo.

4. O ensaio de estanqueidade deve ser realizado em dois momentos: após a montagem da rede e após a instalação de todos os equipamentos.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • NBR 15358

    ITEM 1 - CERTO

    5.1.1 Tubos   Para a execução da rede de distribuição interna são admitidos:

    a)  tubos de condução de aço, com ou sem costura, conforme ABNT NBR 5580, no mínimo classe média, para serem utilizados conforme 5.3.3;

    f) tubos de condução de cobre rígido, sem costura, classes A ou I, conforme ABNT NBR 13206;

    i) tubo de condução de cobre flexível,  sem costura, classes 2 ou 3, conforme ABNT NBR 14745;

    j) tubos de condução de PE, fabricados com composto de polietileno PE 80 e PE 100, conforme ABNT NBR 14462, somente em trechos enterrados e externos às projeções horizontais das edificações.

     

    ITEM 2 - ERRADO

    5.2.8 Dimensionamento das tubulações

    O dimensionamento da tubulação pode ser realizado por qualquer procedimento tecnicamente reconhecido.

     

    ITEM 3 - ERRADO

    5.2.4.4 Tubulações enterradas

    A profundidade das tubulações enterradas deve ser de no mínimo 0,80 m a  partir da geratriz superior do tubo em locais sujeitos a tráfego de veículos ou zonas ajardinadas ou sujeitas a escavações. 

    A profundidade das tubulações enterradas deve ser de no mínimo 0,50 m a  partir da geratriz superior do tubo, em locais sem tráfego ou sujeitos a tráfego de pessoas.