SóProvas


ID
2393719
Banca
NC-UFPR
Órgão
COPEL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Eletrotécnica

Existe atualmente uma grande variedade de materiais utilizados para a fabricação de tubos. A ASTM (American Society for Testing and Materials) normaliza mais de 500 tipos de tubos diferentes, que são classificados como ferrosos, não ferrosos e não metálicos, exemplificados abaixo, respectivamente, por:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: (C) Ferro fundido, alumínio e amianto.

    Os metais ferrosos mais comuns são o aço, o ferro fundido e o ferro laminado. Esses metais são ligas de ferro e carbono, que podem ainda apresentar na sua composição elementos como fósforo, manganês, silício, cobre, enxofre.

    Os metais não-ferroso é usado para indicar outros metais e ligas sem uma apreciável quantidade de ferro, como por exemplo, ligas de alumínio ou cobre.

    Não-metálicos: Sua utilização vem aumentando muito nos últimos anos. As principais vantagens buscadas são, baixo peso, resistência a corrosão, resistência a alta temperatura, resistência dielétrica e relativa facilidade de fabricação.

    Ferro fundido(ferroso)-o ferro fundido é uma liga de ferro em mistura eutética com elementos à base de carbono e silício.

    Alumínio(não ferroso)-alumínio são as mais diversas como por exemplo: em utensílios domésticos, na fiação elétrica, na construção civil (esquadrias), e na composição de espelhos juntamente com a prata. As ligas com alumínio são também utilizadas na produção de aviões, para torná-los mais leves.

    Amianto(não metálico)-o asbesto ou amianto, é uma designação comercial genérica para a variedade fibrosa de sais minerais metamórficos de ocorrência natural e utilizados em vários produtos comerciais.