SóProvas


ID
2394025
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

A deficiência intelectual é um transtorno que inclui déficits funcionais, tanto intelectuais quanto adaptativos. Um paciente que apresente alcance limitado de habilidades conceituais, pouca compreensão da linguagem escrita, linguagem falada bastante limitada, fala composta por palavras isoladas e necessite de apoio em todas as atividades cotidianas, como vestir e comer, tem uma deficiência intelectual classificada em:

Alternativas
Comentários
    • Letra C - Grave
    • Alcance limitado de habilidades conceituais. Geralmente, o indivíduo tem pouca compreensão da linguagem escrita ou de conceitos que envolvam números, quantidade, tempo e dinheiro. Os cuidadores proporcionam grande apoio para a solução de problemas ao longo da vida.
    • A linguagem falada é bastante limitada em termos de vocabulário e gramática. A fala pode ser composta de palavras ou expressões isoladas, com possível suplementação por meios alternativos. A fala e a comunicação têm foco no aqui e agora dos eventos diários. A linguagem é usada para comunicação social mais do que para explicações. Os indivíduos entendem discursos e comunicação gestual simples. As relações com familiares e pessoas conhecidas constituem fonte de prazer e ajuda.
    • O indivíduo necessita de apoio para todas as atividades cotidianas, inclusive refeições, vestir-se, banhar-se e eliminação. Precisa de supervisão em todos os momentos. Não é capaz de tomar decisões responsáveis quanto a seu bem-estar e dos demais. Na vida adulta, há necessidade de apoio e assistência contínuos nas tarefas domésticas, recreativas e profissionais. A aquisição de habilidades em todos os domínios envolve ensino prolongado e apoio contínuo. Comportamento mal-adaptativo, inclusive autolesão, está presente em uma minoria significativa