SóProvas


ID
239473
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

No que se refere aos princípios fundamentais de contabilidade e de
acordo com as Resoluções n.os 750 e 774 do Conselho Federal de
Contabilidade, julgue os itens a seguir.

A observância do princípio da continuidade é indispensável à correta aplicação do princípio da competência, por se relacionar diretamente à quantificação dos componentes patrimoniais e à formação do resultado, e por constituir dado importante para aferir a capacidade futura de geração de resultado.

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO CFC Nº.  1.111/07 

    “Art. 5º   A CONTINUIDADE, ou não, da ENTIDADE, bem como a sua vida definida ou provável, devem ser consideradas quando da classificação e da avaliação das mutações patrimoniais, quantitativas e qualitativas.

    ... 

    § 2º   A observância do Princípio da CONTINUIDADE é indispensável à correta aplicação do Princípio da COMPETÊNCIA, por efeito de se relacionar diretamente à quantificação dos componentes patrimoniais e à formação do resultado, e de se constituir dado importante para aferir a capacidade futura de geração de resultado”.

  • Continuidade

    Tal princípio diz que a empresa deve ser avaliada e escriturada na suposição de que a entidade nunca será extinta. As Demonstrações Contábeis não podem ser desvinculadas dos períodos anteriores e subseqüentes, a vida da empresa é continuada going concern, até circunstância esclarecedora em contrário. Seus Ativos devem ser avaliados de acordo com a potencialidade que têm em gerar benefícios futuros para a empresa, na continuidade de suas operações, e não pelo valor que se poderia obter se fossem vendidos no estado em que se encontram.

    Caso ocorra situação desfavorável a entidade poderá ser investigada pelo conselho de contabilidade, podendo conseqüentemente ser encerrada, terminando suas atividades empresariais.

    Resumindo, para que se possa fazer uma avaliação correta dos ativos e passivos, há que se presumir continuidade da entidade. Caso contrário, estes ativos e passivos estão sujeitos à avaliações distintas.

  • Acredito que não seja principio da competencia e sim Principio do REGISTRO PELO VALOR ORIGINAL; .

  • QUESTÃO DESATUALIZADA

  • Podemos verificar como o Princípio da Continuidade é importante. Ele inclusive vai permitir o efetivo confronto entre as receitas e as despesas para apuração do lucro mais próximo da realidade em cada período contábil (Princípio da Competência). 

    https://www.iob.com.br/noticiadb.asp?area=contabil&noticia=76702#:~:text=A%20continuidade%20significa%20que%20a,contabilizado%20n%C3%A3o%20est%C3%A1%20destinada%20a

  • Gabarito: Certo

    Resolução CFC Nº 1.111/07

    Art. 5º. A continuidade, ou não, da entidade, bem como sua vida definida ou provável, devem ser consideradas quando da classificação e da avaliação das mutações patrimoniais, quantitativas e qualitativas.

    § 1º A continuidade influencia o valor econômico dos ativos e, em muitos casos, o valor de vencimento dos passivos, especialmente quando a extinção da entidade tem prazo determinado, previsto ou previsível.

    § 2º A observância do Princípio da Continuidade é indispensável à correta aplicação do Princípio da Competência, por efeito de se relacionar diretamente à quantificação dos componentes patrimoniais e à formação de resultado, e de se constituir dado importante para aferir a capacidade futura de geração de resultado.