SóProvas


ID
239476
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

No que se refere aos princípios fundamentais de contabilidade e de
acordo com as Resoluções n.os 750 e 774 do Conselho Federal de
Contabilidade, julgue os itens a seguir.

Segundo o princípio da prudência, os encargos financeiros decorrentes de financiamento de ativos de longa maturação não devem ser ativados no período pré-operacional, com amortização a partir do momento em que o ativo entrar em operação.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Errado

    Os encargos financeiros decorrentes do financiamento de ativos de longa maturação devem ser ativados no período pré-operacional, com amortização a partir do momento em que o ativo entrar em operação.

    Conforme consta no texto da resolução 774 do CFC
  • Trecho da resolução 774/1994 que foi REVOGADA pela RESOLUÇÃO CFC N.º 1.282/10

    As despesas, na maioria das vezes, representam consumpção de ativos, que tanto podem ter sido pagos em períodos passados, no próprio período, ou ainda virem a ser pagos no futuro. De outra parte, não é necessário que o desaparecimento do ativo seja integral, pois muitas vezes a consumpção é somente parcial, como no caso das depreciações ou nas perdas de parte do valor de um componente patrimonial do ativo, por aplicação do Princípio da PRUDÊNCIA à prática, de que nenhum pode permanecer avaliado por valor superior ao de sua recuperação por alienação ou utilização nas operações em caráter corrente. Mas a despesa também pode decorrer do surgimento de uma exigibilidade sem a concomitante geração de um bem ou de um direito, como acontece, por exemplo, nos juros moratórios e nas multas de qualquer natureza.
     
    Nos casos de Entidades em períodos pré-operacionais, no seu todo ou em algum setor, os custos incorridos são ativados, para se transformarem posteriormente em despesas, quando da geração das receitas, mediante depreciação ou amortização. Tal circunstância está igualmente presente em projetos de pesquisa e desenvolvimento de produtos – muito freqüentes nas indústrias químicas e farmacêuticas, bem como naquelas que empregam alta tecnologia – em que a amortização dos custos ativados é usualmente feita segundo a vida mercadológica estimada dos produtos ligados às citadas pesquisas e projetos
  • Ativo qualificável (Ativo de Longa Maturação) ativo que necessariamente leva um período substancial para ficar pronto para seu uso ou venda pretendidos.


    Custos dos empréstimos – Tratamento Padrão

    Reconhecimento

    Os custos dos empréstimos devem ser reconhecidos como despesa do período em que foram incorridos.

    De acordo com o tratamento padrão, os custos dos empréstimos são reconhecidos como despesas no período que foram incorridos, independentemente de como os empréstimos foram aplicados.


    NBC TPS 5-

    Custos dos empréstimos

  • O Princípio da PRUDÊNCIA determina a adoção do menor valor para os componentes do ATIVO e do maior para os do PASSIVO, sempre que se apresentem alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o patrimônio líquido.

  • ERRADO

    Princípio da Prudência: determina a adoção do menor valor para os componentes do ativo e do maior para os passivos.

    Se houver incerteza no lançamento sempre lance prevendo as piores situações.

    Ativo - Adota-se o menor valor

    Passivo - Adota-se o maior valor

  • Princípio da Prudência: determina a adoção do menor valor para os componentes do ativo e do maior para os do passivo, sempre que se apresentem alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o patrimônio líquido.