A) O programa incluía os modelos de navios que, no momento, equipavam as melhores Esquadras do mundo.
B) O Programa de 1904, de autoria de Júlio de Noronha, apresentava a vantagem de ser um plano de conjunto, ou seja, incluía a criação de um moderno arsenal e um porto militar.
C) A alteração mais marcante trazida pelo novo programa do Almirante Alexandrino foi a adição de três novos encouraçados do tipo dreadnought de 20 mil toneladas.
D) O Programa de 1904, de autoria de Júlio de Noronha, apresentava a vantagem de ser um plano de conjunto, ou seja, incluía a criação de um moderno arsenal e um porto militar.
Fonte: Introdução à História Marítima Brasileira - Capítulo VII: A Marinha na República (pag. 124 http://www.redebim.dphdm.mar.mil.br/vinculos/000008/00000898.pdf)
E) (GABARITO) Para assegurar a tarefa de negação do uso do mar, o Brasil contará com força naval submarina de envergadura, composta de submarinos convencionais e de submarinos de propulsão nuclear
Fonte: ESTRATÉGIA NACIONAL DE DEFESA - Objetivos estratégicos das Forças Armadas (https://www.defesa.gov.br/arquivos/estado_e_defesa/END-PND_Optimized.pdf)
Breve resumo do período anterior à I Guerra Mundial no Brasil
1) Progressivo desmantelamento da nossa Esquadra:
Motivos:
(a) Revoltas internas (Federalista, Armada);
(b) Período econômico tenebroso (política de Encilhamento de Rui Barbosa);
2) Júlio de Noronha e o Plano de Reaparelhamento da Marinha 1904:
- Contexto: estabilização política e financeira do Governo Campos Sales (1898 - 1902)
- Deputado Laurindo Pitta apresentou à Câmara o projeto do Programa Naval do Alte. Júlio de Noronha (Dec. 1296/1904)
- Características:
(a) Plano conjunto (tripé da Marinha): moderno arsenal + porto militar + navios;
(b) Modelos de navios que, na época, equipavam as melhores Esquadras do mundo - foram empregados nas batalhas de Port Arthur e Tsushima (Gurra Russo Japonesa)