SóProvas


ID
2398099
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Física

Denomina-se energia eólica a energia cinética contida no vento. Seu aproveitamento ocorre por meio da conversão da energia cinética de translação em energia cinética de rotação e, com o emprego de turbinas eólicas, também denominadas aerogeradores, é gerada energia elétrica. Existem atualmente, na região que mais produz energia eólica no Brasil, 306 usinas em operação, com o potencial de geração elétrica de aproximadamente 7.800 MWh (dados do Banco de Informações de Geração da ANEEL, 2016). Se nessa região, por razões naturais, a velocidade do vento fosse reduzida, mantendo-se a densidade do ar constante, teríamos uma redução de produção de energia elétrica.
Indique a região em questão e qual seria a quantidade de energia elétrica produzida, se houvesse a redução da velocidade do vento pela metade.

Alternativas
Comentários
  • A região Nordeste é a que mais produz energia eólica no Brasil, destaque para Rio Grande do Norte, Bahia e Ceará. A energia produzida numa usina é a energia cinética do vento, E = 1/2MV^2, como a velocidade do vento reduziu pela metade, sua energia cinética reduz a quarta parte, logo será 7800/4 = 1950MWh.