Alface - queima marginal - desequilíbrio ou falta de Ca causa rompimento da parede celular e o extravasamento do suco celular, com morte dos tecidos. Como consequência, tem-se a “queima das pontas ou bordas”. (http://www.revistacampoenegocios.com.br/como-evitar-perdas-com-queima-de-pontas-no-cultivo-de-alface/)
Batata - chocolate ou mancha ferruginosa - distúrbio fisiológico que ocorre mais em períodos quentes e secos. Caracteriza-se por apresentarem manchas pardo-avermelhadas, firmes, irregularmente distribuídas na polpa do tubérculo (Figura 5). Só é visível após o corte do tubérculo, constituindo-se em um problema na comercialização. Sua causa não é bem conhecida, mas sabe-se que é controlada geneticamente. As cultivares mais plantadas no Brasil dificilmente apresentam este problema (https://www.embrapa.br/hortalicas/batata/disturbios-fisiologicos)
Cebola - charuto - em condições de comprimento de dia e de temperatura insuficientes, não ocorre bulbificação. Nestes casos, há apenas a formação de charutos (http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/gestor/cebola/arvore/CONT000gusb2wpv02wx7ha0g934vgc390mc3.html)
Pepino - barriga branca - falta de pigmentação em determinada área do fruto, comumente encontrada em frutos provenientes de cultivos sem tutoramento (https://tutoramento-do-pepino.com/)
Tomate - lóculo aberto - É provocado pela deficiência de Boro, sendo observado em frutos já desenvolvidos (https://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Tomate/TomateIndustrial/doencas_fisiol.htm)