Para responder a esta questão, exigia-se do candidato conhecimento sobre o estudo da língua inglesa no ensino fundamental consoante a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei nº 9394/1996. Vejamos:
A pergunta feita pela banca examinadora há dois períodos a serem analisados:
1º período: A partir do sexto ano, obrigatoriamente, o ensino fundamental deverá contar com uma língua estrangeira moderna (incorreto). 2º período: O aluno, por conseguinte, poderá optar por língua espanhola, língua francesa ou uma língua indígena, entre outras (incorreto).
A primeira parte está incorreta, pois é obrigação ter no currículo a oferta da língua inglesa conforme o parágrafo § 5º do artigo 26, pois indica que deverá ser ofertada uma língua que não a nossa, qual seja, a inglesa. Ou seja, a primeira parte deveria vir expressamente indicando a língua inglesa, e não uma língua estrangeira qualquer.
O segundo período traz uma redação incorreta, porque não existe mais a possibilidade de escolha de outra língua estrangeira no ensino fundamental, pois essa redação foi revogada pelo novo parágrafo que entrou em vigor no ano de 2017.
Sendo assim, o primeiro período errou em não trazer de forma específica a língua inglesa e o segundo período errou em dizer que poderá optar por uma língua estrangeira, quando na verdade, não há essa opção. Por outro lado, não se deve confundir com o ensino médio, que deverá obrigatoriamente incluir a língua inglesa e poderá, ainda, incluir outra, sendo que preferencialmente a língua espanhola.
Artigos que justificam:
De acordo com o artigo 26, § 5º, da LDB: “No currículo do ensino fundamental, a partir do sexto ano, será ofertada a língua inglesa.” (Redação dada pela Lei nº 13.415, de 2017)
De acordo com o artigo 35-A, § 4º, da LDB: "Os currículos do ensino médio incluirão, obrigatoriamente, o estudo da língua inglesa e poderão ofertar outras línguas estrangeiras, em caráter optativo, preferencialmente o espanhol, de acordo com a disponibilidade de oferta, locais e horários definidos pelos sistemas de ensino."
Portanto, a primeira e a segunda parte invalidaram a questão.
Gabarito do monitor: ERRADO.