SóProvas


ID
2401228
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Ondas sonoras e eletromagnéticas são processos ondulatórios que têm características comuns entre si, embora representem fenômenos físicos completamente diferentes. Com relação a esses processos ondulatórios, julgue o item seguinte.

Como a velocidade da luz é independente do referencial inercial na qual é medida, a luz não sofre o efeito Doppler, como ocorre com a onda sonora.

Alternativas
Comentários
  • A luz também é uma onda. Diferente do som ela atravessa perfeitamente o vácuo. Aqui o efeito Doppler, também funciona.

    As ondas luminososas também podem sofrer o efeito Doppler. Entretanto como a velocidade da Luz é muito elevada, ele só é perceptível se a fonte for extremamente veloz .

    Quando a Fonte está se afastando , a luz recebida por nós tem frequência aparente menor que a frequência real emitida. Dizemos, então que houve um desvio para o vermelho ( no espectro visível a luz vermelha é a de menor frequência)

    Fonte http://www.if.ufrgs.br/mpef/mef008/mef008_02/Marcia/index%20html%20pg3.html

  • PARA QUEM NÃO É ASSINANTE: ERRADA! 

  • Errado. O efeito Doppler relativístico é a mudança aparente da frequência da luz, para objetos (fonte emissora ou detector) que se movem em velocidades relativísticas. No efeito Doppler clássico, como o caso de ondas sonoras, a velocidade da fonte em relação ao detector tem influência na frequência aparente da onda (pode ser um acréscimo ou decréscimo), tomando como referencial o ar. Como a luz é uma onda eletromagnética, e não depende de um meio para propagação, a frequência observada irá apenas depender da velocidade relativa de ambos.

     

    fonte: wikipedia

  • A luz uma onda eletromagnética sofre o efeito Doppler