SóProvas


ID
2401267
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

        No modelo de Bohr para o átomo de hidrogênio, o elétron pode estar somente em certas órbitas circulares em torno do próton. Para essas órbitas permitidas, o momento angular é determinado por L = n×h/2π, em que n é um número inteiro e h = 4,136 × 10-15 eV×s é a constante de Planck. As energias dessas órbitas são dadas por En = -E0/n2 , em que E0 = 13,6 eV é a energia do estado fundamental.
Tendo como referência essas informações e considerando 3,0 × 108 m/s como a velocidade da luz, julgue o item, seguinte.
É possível ionizar um átomo de hidrogênio no estado fundamental se a ele é fornecida uma energia de 14 eV.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: C.

    No estado fundamental, a energia necessária para ionização é Eo = 13,6 eV, como a energia fornecida foi de 14 eV, então, é possível ionizar sim. Sobrando ainda, 0,4 eV.

  • RESOLUÇÃO:

              A energia no estado fundamental do hidrogênio é igual a  eV. Isso quer dizer que é preciso no mínimo essa quantidade de energia para poder ionizar esse átomo. Então, 14eV são suficientes.

    Resposta: CERTO

  • Discordo do comentário da Mayara, só não permitidos pacotes discretos de energia (não contínuo), creio que o gabarito esteja equivocado.

  • Ou seja, a energia mínima para se conseguir ionizar o átomo de hidrogênio é Eo=13,6 no seu estado fundamental e questão falou em 14 eV ,então, pode arrancar o elétron(ionizar).