SóProvas


ID
2401339
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Texto 15A1CCC
A Antiguidade Clássica construiu os alicerces sobre os quais se erigiria a Civilização Ocidental. O longo período que se segue à desintegração do Império Romano, a Idade Média, viu florescer um sistema baseado na terra e em relações sociais servis, quando o poder político se fragmenta e a Igreja Católica torna-se culturalmente hegemônica. O início dos tempos Modernos assinala a expansão europeia, de que decorreu a incorporação da África e da América à história do Ocidente. A partir da Revolução Industrial, o capitalismo tende a unificar o mundo, mas gera conflitos e oposição, de que seriam exemplos marcantes as duas guerras mundiais do século XX e a Revolução Russa de 1917. No Brasil, a “República que não foi” atravessa o século XX e chega ao século XXI entre avanços e recuos, alternando estabilidade com contextos de severas crises.

Tendo as informações do texto 15A1CCC como referência inicial e considerando aspectos marcantes da história mundial e do Brasil, julgue o item a seguir.

Sob a vigência da Constituição Federal de 1946, o Brasil viveu cerca de duas décadas de estabilidade política e econômica suplantadas pela ruptura institucional de 1964 que levou ao poder os defensores das chamadas reformas de base, entre as quais a agrária e a educacional.

Alternativas
Comentários
  • O erro da questão é dizer que o Brasil viveu duas decadas de ESTABILIDADE. 

  • Sob a vigência da Constituição Federal de 1946, o Brasil viveu cerca de duas décadas de estabilidade política e econômica suplantadas pela ruptura institucional de 1964 que levou ao poder os defensores das chamadas reformas de base, entre as quais a agrária e a educacional.

    Acredito que nos trechos em negrito estão os erros da questão.

    Questão bastante fácil considerando que a afirmação de que militares defenderiam reformas, entre as quais AGRÁRIA E EDUCACIONAL é ridicula.

  • Gab: Errada

     

    O período da experiência democrática foi marcado por instabilidades econômicas (em especial a inflação) e por instabilidades políticas (em forma de polarização do povo, influenciado pela Guerra Fria).

  • Errado, principalmente por causa das reforma de base que eram defendidas por Jango.

    Em 1958, ainda durante o governo de Juscelino Kubitschek, o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) começou a discutir um conjunto de propostas que visava promover alterações nas estruturas econômicas, sociais e políticas que garantisse a superação do subdesenvolvimento e permitisse uma diminuição das desigualdades sociais no Brasil. Naquele momento, a definição dessas medidas e de seu alcance ainda era pouco clara. Foi apenas com a chegada do presidente João Goulart à presidência da República, em setembro de 1961, que as chamadas "reformas de base" transformaram-se em bandeiras do novo governo e ganharam maior consistência.

    E Jango não era do grupo do golpe de 64. Certo?

    http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/Jango/artigos/NaPresidenciaRepublica/As_reformas_de_base

  • Houve algum momento em que "o Brasil viveu cerca de duas décadas de estabilidade política e econômica"? 

  • Muito pelo contrário, os militares repudiavam as reformas agrárias.

  • Estabilidade política no Brasil? Oi?

  • Sob a vigência da Constituição Federal de 1946, o Brasil viveu cerca de duas décadas de estabilidade política e econômica suplantadas pela ruptura institucional de 1964 que levou ao poder os defensores das chamadas reformas de base, entre as quais a agrária e a educacional.

    Em 1964 inicia-se uma das fases mais críticas para a sociedade brasileira, é o período da DITADURA MILITAR.

    Rogo a Deus para ter ficado no passado, mas em 2017 vi militares com pensamentos extremamente retrógrados serem eleitos democraticamente...

  • FALOU EM ESTABILIDADE MARQUE LOGO ERRADO.KK

  • Gabarito: Errado.

    Quem queria as reformas de base era João Goulart, o Jango, quem justamente sofreu o golpe da ditadura militar.

  • Sob a vigência da Constituição Federal de 1946, o Brasil viveu cerca de duas décadas de instabilidade política e econômica. Ademais, os golpistas não eram a favor das reformas de base.

    Gabarito: Errado

  • não há estabilidade politica no brasil... em nenhuma época

  • Não houve estabilidade política neste período. É só pensar no Governo Vargas- ditatorial nos anos 1930-1945) que, diferente de seu governo por vias democráticas em 1951-54, os demais foram permeados por instabilidade política e supressão de direitos civis e políticos até a ditadura 1964-1985.

  • Não houve estabilidade de forma alguma.

    Já começa com a tentativa de de golpe contra o GV -culminando em seu suicidio.

    Golpe preventivo pra colocar o JK no poder.

    Golpe contra o JANGO e por ai vai.

    Estabilidade onde?

  • Estabilidade? Kkkk

    PMAL21

  • ESTABILIDADE? kkkk nem pensar

    PMAL - 2021

  • “Reformas de base" foi o termo utilizado para definir as reformas estruturais que deveriam ser feitas nas áreas agrária, educacional, tributária, urbana e administrativa. Estas ideias já estavam sendo discutidas no Partido Trabalhista brasileiro como uma opção para que o país suplantasse o subdesenvolvimento e diminuísse as desigualdades sociais do país. As reformas de base se tornaram parte integrante do projeto de governo quando João Goulart assumiu a presidência da República em 1961.

    O Golpe Militar foi deflagrado no dia 31 de maio de 1964 e promoveu uma ruptura institucional ao retirar do poder um presidente eleito legalmente como vice, que deveria assumir por conta da renúncia de Jânio Quadros. No dia dois de abril foi estabelecida uma junta governativa chamada de “Comando Supremo da Revolução". Esta junta iniciou o processo de repressão aos movimentos de esquerda e aos oposicionistas ao movimento militar. Além disso declarou o Ato Institucional que pretendia modificar a Constituição de 1946. Segundo este ato: 

    “ Para demonstrar que não pretendemos radicalizar o processo revolucionário, decidimos manter a Constituição de 1946, limitando-nos a modificá-la, apenas, na parte relativa aos poderes do Presidente da República, a fim de que este possa cumprir a missão de restaurar no Brasil a ordem econômica e financeira [...] Para reduzir ainda mais os plenos poderes de que se acha investida a revolução vitoriosa, resolvemos, igualmente, manter o Congresso Nacional, com as reservas relativas aos seus poderes, constantes do presente Ato Institucional." 

    Esta afirmativa está incorreta pois as reformas de base estavam sendo propostas pelo governo de João Goulart, anterior ao Golpe Militar de 1964. Estas Reformas tinham como objetivo diminuir as desigualdades sociais modificando os setores agrário, educacional, tributário, urbano e administrativo. Não chegaram a ser implantadas mas foram a razão da polarização política que antecedeu o regime militar. 

    Gabarito do Professor: ERRADO.