SóProvas


ID
2401360
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Texto 15A1CCC
A Antiguidade Clássica construiu os alicerces sobre os quais se erigiria a Civilização Ocidental. O longo período que se segue à desintegração do Império Romano, a Idade Média, viu florescer um sistema baseado na terra e em relações sociais servis, quando o poder político se fragmenta e a Igreja Católica torna-se culturalmente hegemônica. O início dos tempos Modernos assinala a expansão europeia, de que decorreu a incorporação da África e da América à história do Ocidente. A partir da Revolução Industrial, o capitalismo tende a unificar o mundo, mas gera conflitos e oposição, de que seriam exemplos marcantes as duas guerras mundiais do século XX e a Revolução Russa de 1917. No Brasil, a “República que não foi” atravessa o século XX e chega ao século XXI entre avanços e recuos, alternando estabilidade com contextos de severas crises.

Tendo as informações do texto 15A1CCC como referência inicial e considerando aspectos marcantes da história mundial e do Brasil, julgue o item a seguir.

Embora claramente oligárquica, a Primeira República brasileira também se caracterizou pela expansão do sistema educacional público, pela significativa ampliação do número de eleitores e por uma avançada legislação de proteção ao mundo do trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Primeira República, ou República das Espadas, foi marcada pelos governos de Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto e teve caráter militar.

  • Gab: Errado.

     

    Os direitos trabalhistas tiveram avanço durante a Era Vargas.

  • Errado! Um dos movimentos contra o sistema oligárquico foi o anarquismo trazido pelos imigrantes europeus e assimilados pelos trabalhadores brasileiros que lutavam por direitos trabalhistas como a redução da jornada de trabalho que naquela época era de 13 horas diárias. As condições trabalhistas eram precárias e foi um dos motivos que desencadeou a grande greve de 1917.
  • ERRADO:

    Não houve significativo aumento do número de eleitores na época, não passavem de 5% da população.

  • Errado.

     

    Deodoro da Fonseca

    - Direitos sociais: a educação não é mais obrigação do Estado brasileiro.

    - Voto vedado para mulheres, analfabetos, mendigos, praças das forças armadas (...)

  • A constituição de 1891 tirou o acesso à educação como obrigação do Estado.

  • Esses avanços ocorrem na Era Vargas, com inovações no Código Eleitoral (1932); criação Justiça do Trabalho (CF 1934) e a Lei Sindical (1931), além do estabelecimento da educação como obrigação do Estado (CF 1934).

  • Tudo errado: na Primeira República, o direito à educação deixou de ser constitucionalmente um dever do Estado; a legislação trabalhista era parca e mal cumprida; e o número de eleitores permanecia ridiculamente baixo em um país que se dizia uma democracia (basta ver que na virada do século uns 70% da população ainda era analfabeta, e os analfabetos não podiam votar).

  • A Constituição de 1891, inclusive, retirou a educação como uma das obrigações do Estado. Na questão eleitoral, o voto era proibido para as mulheres, analfabetos, mendigos e outros. E a legislação trabalhista encontraria avanços apenas posteriormente, com Vargas.

    Gabarito ERRADO

  • LEMBREI DE VARGAS.

    1930

    GABARITO= ERRADO

  • A Constituição de 1891, inclusive, retirou a educação como uma das obrigações do Estado. Na questão eleitoral, o voto era proibido para as mulheres, analfabetos, mendigos e outros. E a legislação trabalhista encontraria avanços apenas posteriormente, com Vargas.

    Gabarito ERRADO

  • Quanta mentira numa só questão kkkkkk

  • As Leis Trabalhistas foram criadas em 1917, pós Primeira Guerra Mundial. Porém, ela foi implantada no Brasil em 1934, ou seja , na Era Vargas, assim como os direito eleitorais foram colocados em práticas nesse mesmo período.

  • Linda questão, mas onde está a verdade?!

  • Só mentiras

  • PIADA VIU ..

    GAB.: E