SóProvas


ID
2401822
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“Pai taverneiro, filho barão, neto mendicante”.

O ditado popular acima mencionado já era conhecido nos tempos do Brasil escravista. Paradoxalmente, enquanto, por um lado, ilustrava a instabilidade financeira reinante durante a colônia e o império (o que dificultava que uma mesma família mantivesse por gerações o mesmo grau de posses), por outro lado, refletia também os mecanismos gerais de acumulação de capital e de diferenciação social naqueles contextos.

Sobre as características gerais da formação das elites do Brasil escravista, todas as afirmativas abaixo estão incorretas, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Bom, eu acho uma baita duma sacanagem a banca usar como referência bibliográfica um livro que não se acha mais para comprar, não se localiza na internet e que sequer está listado em suas "recomendações" bibliogáficas. Mas vamos à questão. A instabilidade econômica causada no período colonial se devia principalmente ao fato de que esta economia era baseada no comércio. Inúmeras variáveis afetam a economia mercantil da época: oferta e procura, concorrência, expropriações (roubos, saques etc), acidentes que resultavam em perdas de cargas e várias outras formas de prejuízo ou valorização dos bens. É importante para o acerto desta questão lembrar da frase: base mercantil.
    Os donatários, que almejavam de fato o domínio sobre os homens (escravos) e sobre as terras (capitanias hereditárias), não eram necessariamente nobres; pois estes, acomodados aos requintes da civilização na europa, principalmente no início do empreendimento colonial, dificilmente se aventurariam pelas paragens tupiniquins.

    Diante disso creio que a alternativa que mais se encaixa seria a letra B.