SóProvas


ID
2402242
Banca
FCC
Órgão
DPE-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Criminologia
Assuntos

Com fundamento no ensinamento de Michel Foucault sobre panoptismo, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • O modelo de panóptico não foi criado por Foucault. Foi um modelo pensado por Jeremy Benthan, um dos reformadores. O panóptico de Benthan é uma figura arquitetural formada pela composição de um anel periférico e de uma torre central. No centro da torre ficariam os guardas e as celas são vazadas, ou seja, permitem a visualização total do seu interior por meio dessa torre central.

    É um esquema arquitetônico que permite a vigilância constante, assim, evita massas compactas e zonas de invisibilidade, pois a torre visualiza o anel, mas o inverso não ocorre, permitindo ver sem ser visto, gerando uma garantia da ordem.

    No panóptico, há a indução a um estado consciente de vigilância. Quando você está sob vigilância você se priva de praticar alguns atos que são considerados inadequados socialmente. Dessa forma, aplicando-se a prisão, é possível vigiar o detento, ainda que não tenha tantas pessoas observando, pois a simples sensação de vigilância faz com que seja mantido um padrão de conduta. É uma forma de economizar recursos e aperfeiçoar o processo de vigilância.

    Assim, mesmo que não tenha ninguém na torre o efeito da vigilância será mantido, pois quem está no anel não vê quem está dentro da torre de modo que mesmo que não haja ninguém na torre o efeito de vigilância é permanente.

    Onde se usa o panóptico? Originalmente, na prisão, para a qual ele foi pensando com o objetivo de diminuir custos e aumentar a eficácia. Porém, esse
    modelo se espalhou para toda sociedade, sendo usado, não só nas prisões, como nas fábricas,
    escolas, hospitais.

    O panóptico é visibilidade. Assim, o avanço tecnológico tornou obsoleto o modelo arquitetônico, mas o panóptico permanece no modelo de vigilância contínuo que é despersonalizado, ou seja, consigo sentir a vigilância enquanto poder, mas não consigo verifica-la. Têm-se câmeras, então não se precisa mais das torres.

    EM SUMA: Hoje, não precisa ser a torre, basta ser um lugar do qual é possível observar todo o espaço no qual os outros se encontram. Exemplo: tablado mais alto em sala de aula, câmeras de vigilância, monitoramento eletrônico de presos.

     

     

  • Obrigado Leonardo! Informações enriquecedoras, lembrava só do básico.
  • Letra D a resposta correta.

    O colega já explanou bem o conceito.

  • Muito esclarecedor, Leonardo!! Obrigada.

  • De fato, muito esclarecedor, Leonardo!! Obrigada.

  • Repassando o que alguém postou aqui do QC:

     

    O que é o Sistema Panóptico? O panóptico é uma estrutura arquitetônica resultado de uma ideologia política e uma estrutura política de expressão arquitetônica. Maravilhou pensadores importantes do século XVIII, como Jeremy Bentham. As estruturas panópticas são aquelas que permitem a um observador (detentor de poder) observar e consequentemente vigiar alguem sob sua "supervisão". A imagem clássica do panóptico é a das cadeias circulares com uma torre de observação no centro, como na primeira imagem acima, o que garante ao observador a visão de todos os presos, não permitindo a estes saber quando estão sendo observados ou não. O efeito mais importante do panóptico é induzir no observado (no detento, no caso de uma prisão, p. ex.) um estado consciente e permanente de visibilidade que assegura o funcionamento automático do poder. Trata-se de fazer com que a vigilância seja permanente em seus efeitos, mesmo se é descontínua em sua ação; que a perfeição do poder tenda a tornar inútil a atualidade do seu exercícioEm síntese, automatiza o indivíduo e desindividualiza o poder. Vale observar que as prisões foram as instituições por excelencia do sistema panóptico. No entanto, tal expressão arquitetônica também foi e é usada em Escolas, Universidades, Fábricas, Hospitais etc. Nota-se assim que o sistema panóptico merece atenção pelo papel de "domesticação" dos indivíduos, de dominação mental e imposição silenciosa e invisível da força, gerando o que Foucault chamou de docilização dos corpos. Por fim, pode-se afirmar sem nenhum exagero que o sistema panóptico é um “zoológico real” em que o animal é substituído pelo homem.

     

    Fonte: @ousesaber

  • Letra D.

    O PANÓPTICO; ou, A CASA DE INSPEÇÃO: Contendo a IDÉIA DE UM NOVO PRINCÍPIO DE CONSTRUÇÃO aplicável a qualquer sorte de estabelecimento, no qual pessoas de qualquer tipo necessitem ser mantidas sob inspeção; Em particular às CASAS PENITENCIÁRIAS.

    .

    https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/81000/mod_resource/content/1/TC%20O%20pan%C3%B3ptico.pdf

     

  •  

     

    Q560682

     

    Segundo as análises de Michel Foucault em seu livro Vigiar e punir, a necessidade de uma classificação paralela dos crimes e dos castigos, assim como a necessidade de uma individualização das penas em conformidade com as características singulares de cada criminoso são elementos que se referem

     

    à reforma humanista do Direito penal, no século XVIII. 18

     

     

     

    No mesmo livro, porém, Foucault já demonstrava ceticismo em relação às prisões, criadas na virada do século XVIII para o XIX a partir de um novo modelo de punição, não mais constituído por sessões públicas de tortura mas por mecanismos de dominação dos criminosos em espaços fechados, regulados pela disciplina e pelo olhar “panóptico”, que tudo vê.

     

     E fazia um diagnóstico que deitava por terra a propalada missão de regeneração dos estabelecimentos penais: “As prisões não diminuem a taxa de criminalidade: pode-se aumentá-las, multiplicá-las ou transformá-las, a quantidade de crimes e de criminosos permanece estável, ou, ainda pior, aumenta (...) a prisão, consequentemente, em vez de devolver à liberdade indivíduos corrigidos, espalha na população delinquentes perigosos”.

  • Pra nunca mais esquecer:

     

    Panoptes, na mitologia grega, era um gigante com cem olhos. Servo fiel de Hera, é incumbido pela deusa de tomar conta de Io, uma princesa e amante de Zeus transformada em novilha. Era um excelente boiadeiro, visto que, quando dormia, mantinha 50 de seus olhos despertos.

  • O panoptismo está no Capítulo III do livro "Vigiar e Punir."

    "O Panóptico de Bentham....

    O dispositivo panóptico organiza unidades espaciais que permitem ver sem parar e reconhecer imediatamente.

    Daí o efeito mais importante do Panóptico: induzir no detento um estado consciente e permanente de visibilidade que assegura o funcionamento automático do poder." (grifei) - Vigiar e Punir, Michel Foucault, Ed. Vozes, 40ª edição, páginas 189 e 190.

  • Eu matei a questão por lembrar e relacionar panoptismo com a expressão: "O olho que tudo vê".

  • Panoptismo: nunca tinha ouvido falar. Atenção a esse comentário pra voltar a essa questão.

  • Alternativa C

    Há distinção entre panoptismo e sistema panóptico, sendo que este último apenas pode ser operado via instâncias disciplinadoras oficiais do Estado, como as escolas e prisões.

    Não achei uma fonte específica, mas, pelo que li:

    Sistema panóptico é quaquer sistema no qual se assegure a sensação de vigilância permantente. O vigiado não tem certeza quando está efetivamente sendo monitorado, mas sabe que pode ser monitorado a qualquer momento.

    Panoptismo é o poder “docilizador” ou de obdiência resultante da implementação de um sistema panóptico.

    O sistema panóptico pode ser utilizado em instituições públicas ou privadas e é largamente utilizado em fábricas atualmente.

  • Para salvar.

  • A etimologia ajuda e muito nesses momentos. Observem:

    PANÓPTICO

    PAN - prefixo grego que significa "por inteiro", "como um todo", "total"....

    ÓPTICO- por óbvio é relativo à "visão"

    Lembrem-se do movimento "panpenalismo" (direito penal total), relacionado ao direito penal simbólico, direito penal do inimigo e etc...

    Segue o baile....

  • A criminalização é o resultado de processos de definição e seleção que escolhem determinados indivíduos aos quais se atribui status de criminoso. PAra Foucault ainda não há outro modelo tão eficaz quanto o sistema penal, por isso o não abandono do modelo '' separar e vigiar''.Entende-se então ,que o modelo panóptico nasce como uma arquitetura de maximização da eficiência do poder, na medida em que rege a economia de energia, de recursos humanos, além de aumentar as possibilidades acúmulo de saber sobre os indivíduos vigiados. O panóptico individualiza, faz com que uma massa amorfa se transforme em um grupo ordenado, separado e constantemente inspecionado. A total vigilância, sempre eficiente e constante, é um requisito básico à total disciplina, ao total assujeitamento e à construção de condutas.