SóProvas


ID
2402827
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública

Os precatórios são requisições de pagamento contra a Fazenda Pública decorrentes de decisões judiciais transitadas em julgado, disciplinados pelo art. 100 da CF/1988. A Emenda Constitucional nº 62/2009 acrescentou o § 15º ao art. 100 da CF/1988, prevendo o estabelecimento de regime especial de precatórios para estados, Distrito Federal e municípios.

Sobre os precatórios em regime especial, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO - D

    A contabilização dos precatórios em regime especial dar-se-á de forma distinta nos municípios e nos estados e Distrito Federal, uma vez que no primeiro caso o ente devedor (município) não pertence à esfera do Tribunal de Justiça e no segundo caso o ente devedor (estados e Distrito Federal) pertence à esfera do Tribunal de Justiça.


    Incentiva-se a utilização do mecanismo de fonte / destinação de recursos com o objetivo de
    explicitar que os recursos da conta especial são vinculados ao pagamento de precatórios em regime
    especial.

    MCASP 7ª ED

  • Complementando,

    O MCASP destaca que nos casos em que o município não pertença à esfera do Tribunal de Justiça não haverá qualquer registro contábil pelo Tribunal de Justiça. (Alternativa C).


    Assim, todos os lançamentos descritos a seguir serão efetuados pelo município. Destaca-se que os lançamentos a seguir contemplam a hipótese de não ter sido realizada previamente uma provisão referente aos precatórios.

     

    Gilmar Possati, Estratégia Concursos.
     

  • Vamos analisar as alternativas:

    A alternativa A) está errada, pois no pagamento do precatório do município pelo Tribunal de Justiça o ente deverá baixar o passivo em contrapartida à redução do saldo contábil da conta especial, conforme disposto no MCASP, 8ª ed., pg. 369.

    A alternativa B) está errada, pois no momento do trânsito em julgado da sentença, o município deverá reconhecer a Variação Patrimonial Diminutiva (VPD) por competência em contrapartida ao reconhecimento do passivo referente ao precatório, conforme disposto no MCASP, 8ª ed., pg. 368.

    A alternativa C) está errada, pois nos casos em que o ente (município) não pertença à esfera do Tribunal de Justiça não haverá qualquer registro contábil pelo Tribunal de Justiça de acordo com o disposto no MCASP, 8ª ed., pg. 368.

    A alternativa D) está certa, pois está de acordo com o disposto no MCASP, 8ª ed., pg. 367

    A alternativa E) está errada, pois a contabilização dos precatórios em regime especial dar-se-á de forma distinta nos municípios e nos estados e Distrito Federal, conforme disposto no MCASP, 8ª ed., pg. 367.

    Gabarito: LETRA D