SóProvas


ID
2403154
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
UFVJM-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Considerando o disposto no Código de Ética Profissional do Assistente Social, assinale a alternativa que não representa um dever do assistente social em sua relação com a instituição empregadora.

Alternativas
Comentários
  • Este item relaciona-se a um direito do A. Social e não um dever.

    Art 7º , d : Integrar comissões interdisciplinares de ética nos locais de trabalho do profissional, tanto no que se refere à avaliação da conduta profissional como em relação às decisões referentes às políticas institucionais.

  • O Código de Ética do Assistente Social instituído pela Lei n. 8.662/1993 traz em seu conteúdo os princípios e normativas que balizam o exercício profissional de acordo com a direção ético-política hegemônica na profissão. O Código elenca também os direitos e deveres dos assistentes bem como aquilo que lhe é vedado visando garantir condições éticas e técnicas de trabalho para esse profissional assim como preservar os direitos dos usuários e também regulamentar a relação com as instituições empregadoras. No tocante as estas últimas, este código em seu Capítulo II, do Art. 7º ao 9º apresenta os direitos, os deveres e proibições com relação ao profissional e seus empregadores. Para respondermos a questão iremos comentar cada alternativa atentando para que o que se deseja encontrar é aquilo que não é um dever do assistente social em sua relação com a instituição empregadora:

    a) Esta alternativa está correta. É fato que minimamente sabendo a direção ético-política dessa profissão este seria um dever deste profissional. O que consta na assertiva encontra-se no Art. 8º do referido Código, alínea e.
    b) Esta alternativa está correta. Conforme o Art. 8º do Código, alínea b, é dever do profissional comunicar ao seu empregador falhas que não possibilitem condições éticas e técnicas de trabalho visto que muitas vezes a instituição sabe das exigências. Cabe ressaltar que caso o profissional não comunique o empregador, se houver descumprimento de princípios e diretrizes do Código de Ética, o profissional poderá ser penalizado. Sendo assim, é importante que se faça esse comunicado por escrito para evitar futuros problemas junto ao Conselho Regional de Serviço Social, já que também é sabido que os espaços ocupacionais são precarizados.
    c) Esta alternativa está correta. A assertiva está de acordo com o Art. 8º, alínea d do referido Código.
    d) Esta alternativa está incorreta e não consta no Art. 8º do Código de Ética, no qual são elencados quais os deveres dos assistentes sociais junto as instituições empregadoras. Integrar comissões interdisciplinares de ética nos locais de trabalho do profissional é previsto no Código de Ética como um direito deste profissional e não como um dever, conforme encontra-se no Art. 7º, alínea d.


    RESPOSTA: D
  • Questão retrata o art.8 do Código de ética, exceto a letra D que se refere ao art.7 do Código.

    A) CORRETA (Dever)

    art. 8, e)empregar com transparência às verbas sob a sua responsabilidade, de acordo com os interesses e necessidades coletivas dos/as usuários/as.

    B) CORRETA (dever)

    art.8, b) denunciar falhas nos regulamentos , normas e programas da instituição em que trabalha, quando os mesmos estiverem ferindo os princípios e diretrizes deste Código, mobilizando inclusive, o Concelho Regional, caso se faça necessário.

    C) CORRETA (dever)

    art.8, d) empenhar-se na viabilização dos direitos sociais dos/as usuários/as, através de programas e políticas sociais.

    D) ERRADA (direito)

    art. 7, d) integrar comissões interdisciplinares de ética nos locais de trabalho do/a profissional, tanto no que se refere à avaliação da conduta profissional, como em relação às decisões quanto às políticas institucionais.

    Boa sorte a todos nós!

  • A questão requer conhecimento da Resolução CFESS nº 273 de 1993, que institui o Código de Ética profissional. Nesse documento encontramos os princípios, deveres, direitos e vedações que orientam o trabalho do/a assistente social. Devemos encontrar a alternativa incorreta.

    Conforme o “Art. 8º” - São deveres do/a assistente social, nas relações com as instituições empregadoras e outras:

    a - programar, administrar, executar e repassar os serviços sociais assegurados institucionalmente;

    b - denunciar falhas nos regulamentos, normas e programas da instituição em que trabalha, quando os mesmos estiverem ferindo os princípios e diretrizes deste Código, mobilizando, inclusive, o Conselho Regional, caso se faça necessário;

    c - contribuir para a alteração da correlação de forças institucionais, apoiando as legítimas demandas de interesse da população usuária;

    d - empenhar-se na viabilização dos direitos sociais dos/as usuários/as, através dos programas e políticas sociais;

    e - empregar com transparência as verbas sob a sua responsabilidade, de acordo com os interesses e necessidades coletivas dos/as usuários/as.

    Vamos, então, analisar as alternativas:

    A, B e C – Incorretas. Conforme o “Art. 8º”, do Código de Ética de 1993, as alternativas constituem deveres do/a assistente social, nas relações com as instituições empregadoras e outras

    D – Correta. Integrar comissões interdisciplinares de ética nos locais de trabalho do profissional, tanto no que se refere à avaliação da conduta profissional como em relação às decisões referentes às políticas institucionais. De acordo com o “Art. 7º”, inciso d, do Código de Ética de 1993, a alternativa constitui um direito do/a assistente social, nas relações com as instituições empregadoras e outras.

    Gabarito: D