SóProvas


ID
240334
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens a seguir, a respeito de psicopatologia e diagnóstico
diferencial.

A depressão e a melancolia, manifestações da mesma estrutura psíquica, apresentam os seguintes sintomas: negativismo, falta de ânimo, fantasias autodestrutivas e distúrbios somáticos.

Alternativas
Comentários
  • Não entendi...alguém sabe dizer o porquê desta questão estar errada?

  • Porque distúrbios somáticos não faz parte do diagnóstico do Transtorno Depressivo, segundo DSM IV E CID 10.

  •  

    Olá Lucas!
    Não, o erro não é este! Não mesmo! Aliás isto que você falou é uma inverdade.
    Os distúrbio somáticos são considerados sim no diagnóstico dos quadros depressivos.

    Segue um trecho do CID 10:

    Introdução:

    (...)
    É reconhecido que os sintomas descritos aqui como somáticos poderiam também ser chamados de melancólicos, vitais, biológicos ou endogenomórficos.

    F 32 EPISÓDIO DEPRESSIVO

    (...)
    Alguns dos sintomas acima podem ser marcantes e desenvolver aspectos característicos que são amplamentes considerados como tendo uma significação clínica especial. Os exemplos mais típicos destes sintomas SOMÁTICOS são: (....)

    Outra coisa, as escalas de apoio ao diagnóstico da depressão também contém os sintomas somáticos como pontos a serem avaliados no quadro.

    Onde vc achou este argumento no CID 10 e no DSM?
     

  • Acredito que o erro está qd se afirma que a Depressão e a Melancolia são manifestações de uma mesma estritura psíquica. 

    "No entanto, nos debates de que tenho participado recentemente em torno desse tema, assim como em textos de diversos autores sobre o mesmo assunto, não é incomum encontrar certa confusão entre as características dos quadros depressivos e melancólicos, que chegam a ser abordados, indiscriminadamente, como se fossem a mesma coisa. Não são. As características “depressivas” do melancólico – negativismo, falta de ânimo, falta de auto-estima, fantasias auto-destrutivas, distúrbios somáticos e outras tantas manifestações de dor psíquica – podem se parecer, empiricamente, com as dos depressivos. Mas assim como algumas crises histéricas e algumas construções de pensamento delirantes entre os obsessivos podem ser confundidas com sintomas psicóticos, a semelhança fenomenológica entre a tristeza e o abatimento dos melancólicos e dos depressivos não são manifestações da mesma estrutura psíquica."

    Fonte: 
    http://www.mariaritakehl.psc.br/conteudo.php?id=203
  • Para a psicanálise há uma diferença estrutural entre depressão e melancolia. A depressão implica a estrutura clínica da neurose, já a melancolia implica, necessariamente, uma estrutura clínica psicótica. Encontrei um texto que explica isso de forma clara, segue o link:


    http://www.palavraescuta.com.br/textos/melancolia-e-depressao-sintomas-em-comum-estruturas-diagnosticas-diferentes

  • "A depressão e a melancolia, manifestações da mesma estrutura psíquica, apresentam os seguintes sintomas: negativismo, falta de ânimo, fantasias autodestrutivas e distúrbios somáticos."
    Não são manifestações da mesma estrutura psíquica. A estrutura melancólica ocupa uma posição intermediária entre a estrutura esquizofrênica e a estrutura paranóica. Personalidade normal e patológica. Jean Bergeret.
  • Fiquei confuso!  Freud intitulava como melancolia todos os sintomas descritos de depressão, portanto não haveria estrutura diferencial. (?)