SóProvas


ID
2404606
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O zika vírus tornou-se causa de calamidade pública no Brasil, tanto por sua propagação quanto por sua associação aos casos de

Alternativas
Comentários
  • MICROCEFALIA

     

    Condição em que a cabeça de um bebê é significativamente menor do que o esperado, muitas vezes devido ao desenvolvimento anormal do cérebro.

     

    As causas de microcefalia incluem infecções, desnutrição ou exposição a toxinas.

     

    Os sintomas variam e incluem deficiência intelectual e atraso de fala. Em casos graves, pode haver convulsões e funcionalidade muscular anormal.

     

    Não há cura para a microcefalia. O tratamento envolve cuidados médicos e paliativos, controle de sintomas e monitoramento rigoroso.

     

     

    Fonte: Hospital Israelita A. Einstein 

     

     

    "DESCANSE EM DEUS, E ELE CUIDARÁ DE VÓS."

  • O vírus Zika (ZIKV) é um arbovírus, gênero Flavivirus, família Flaviviridae. Arbovírus são os vírus transmitidos por picadas de insetos, especialmente mosquitos. A doença pelo vírus Zika apresenta risco superior a outras arboviroses, como dengue, febre amarela e chikungunya, para o desenvolvimento de complicações neurológicas, como encefalites, Síndrome de Guillain Barré e outras doenças neurológicas. Uma das principais complicações é a microcefalia. A doença inicia com manchas vermelhas em todo o corpo, olho vermelho, pode causar febre baixa, dores pelo corpo e nas juntas, também de pequena intensidade 

    A microcefalia é uma malformação congênita, em que o cérebro não se desenvolve de maneira adequada. Neste caso, os bebês nascem com perímetro cefálico (PC) menor que o normal, que habitualmente é superior a 32 cm. 

    Portanto, o zika vírus tornou-se causa de calamidade pública no Brasil, tanto por sua propagação quanto por sua associação aos casos de microcefalia.

    Gabarito do Professor: Letra D.

    Bibliografia 

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Vírus Zika no Brasil: a resposta do SUS [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde. – Brasília: Ministério da Saúde, 2017.